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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2023.tde-21112023-085030
Documento
Autor
Nombre completo
André Carneiro Rocha
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Monteiro, Luiz Henrique Alves (Presidente)
Berlinck, José Guilherme de Souza Chaui Mattos
Silva, Leandro Augusto da
Título en portugués
Um modelo de rede de solidariedade baseado em teoria de jogos.
Palabras clave en portugués
Redes sociais
Solidariedade
Teoria dos grafos
Teoria dos jogos
Resumen en portugués
Na contemporaneidade, a rápida evolução tecnológica, sobretudo nos âmbitos da comunicação e informação, foi decisiva para que a população pudesse se conectar, mesmo que a grandes distâncias. Uma notícia, ora novidade por um considerável período de tempo, agora emerge de maneira ágil a toda uma sociedade globalizada e digitalizada em questão de minutos. Felizmente, o mesmo ocorre com súplicas por ajuda e movimentos sociais em prol de determinadas causas, atingindo um maior número de pessoas em menos tempo. É nesse cenário que o debate acerca da solidariedade encontra precedentes valiosos e, sendo muito estudada no âmbito comportamental, abre possibilidade para investigar como esse tema reage aliado à teoria de jogos. No presente trabalho, são apresentados resultados de simulações a partir de um modelo de jogo espacial e iterado de solidariedade. Nesse jogo, uma população de 4096 indivíduos é representada por um grafo conexo e essa população interage durante 200 passos de tempo. Há dois tipos de participantes distribuídos pela rede. O primeiro é solidário e pratica caridade movido apenas por suas convicções pessoais, em que sua ação é definida tanto pela chance de encontrar alguém precisando de ajuda quanto pela disponibilidade de recursos ou tempo para fazê-la. Já o segundo pratica caridade visando reconhecimento social e recompensas para si mesmo. Dessa forma, ele pondera os ganhos que seus vizinhos receberam por terem praticado ou não a caridade, imitando a ação do vizinho que mais foi recompensado. Na literatura, essa estratégia é chamada de imitadora (em inglês, copycat). Portanto, enquanto o primeiro tipo age de acordo com uma lei probabilista, o segundo age de maneira determinista. Mostra-se que a presença de indivíduos que agem exclusivamente por interesse é benéfica para que se obtenha um maior número de doadores ao final da simulação. Ainda, se valendo do método dos mínimos quadrados, pretende-se escrever analiticamente a média de doadores em função dos parâmetros do jogo proposto. São apresentados também questionamentos acerca da filosofia da solidariedade, os quais são discutidos com base nos resultados. Algumas hipóteses são levantadas para guiar trabalhos futuros nessa temática.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Charity
Copycat
Game theory
Graph theory
Least squares method
Solidarity
Resumen en inglés
In contemporary society, the rapid technological evolution, particularly in the fields of communication and information, has been decisive in connecting people, even across great distances. News, once considered novel for a significant period of time, now quickly emerges to a globally interconnected and digital society within minutes. Fortunately, the same is also true when resquests for help and social movements in favor of certain causes are needed, soon reaching a greater number of people in less time. In this scenario, the debate surrounding solidarity finds valuable precedents and, given its extensive study in behavioral contexts, opens up possibilities for investigating how this theme interacts with game theory. In the present work, simulation results are presented based on an spatial iterated solidarity game model. In this game, a population of 4096 individuals is represented by a connected graph, evolving over 200 time steps. Two types of participants are distributed throughout the network. The first type is solidary and supportive, practicing charity driven solely by their personal convictions, where their actions are determined by the chance of encountering someone in need and their availability of resources or time to assist. The second type practices charity with the aim of social recognition and rewards for themselves. Thus, they consider the gains their neighbors have received from practicing or abstaining from charity, imitating the actions of the most rewarded neighbor. In the literature, this strategy is referred to as copycat. Therefore, while the first type acts according to probabilistic laws, the second type acts deterministically. It is shown that the presence of self-interested individuals has a positive impact on the networks ability to acquire a greater number of donors at the end of the simulation. Additionally, by employing the method of least squares, the aim is to analytically express the average number of donors as a function of the proposed games parameters. Furthermore, questions about the philosophy of solidarity are presented and discussed based on the results. Some hypotheses are proposed to guide future research on this topic.
 
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Fecha de Publicación
2023-11-21
 
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