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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.1993.tde-31102022-143700
Document
Author
Full name
Felipe Issa Kabbach Junior
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1993
Supervisor
Committee
Cintra, Jorge Pimentel (President)
Braga, Marilita Gneecco
Preussler, Ernesto Simoes
Senco, Wlastermiller de
Suzuki, Carlos Yukio
Title in Portuguese
Contribuição para o estudo de implantação de faixas adicionais em rampas ascendentes de rodovias de pista simples.
Keywords in Portuguese
Aumento de capacidade e segurança em rodovias
Faixas adicionais em rampas ascendentes de rodovias de pista simples
Rodovias (Projeto)
Abstract in Portuguese
Faixas adicionais implantadas em rampas ascendentes de rodovias tem a finalidade de evitar distúrbios na corrente de tráfego causados pelas restrições que os veículos mais lentos - em geral caminhões carregados - impõem aos demais veículos, que estariam trafegando a velocidades superiores. A partir de uma análise crítica dos conceitos, critérios e parâmetros básicos estabelecidos nas metodologias normalmente utilizadas para avaliar a necessidade das faixas adicionais ascendentes em rodovias de pista simples, foram desenvolvidos estudos que permitiram a proposição de ajustes e adaptações em alguns desses elementos analisados, visando torna-los mais adequados as condições brasileiras. Consolidando os resultados das análises e estudos desenvolvidos, propos-se uma metodologia que estabelece 2 critérios, relacionados ao desempenho dos veículos pesados e a análise da capacidade viária na rampa, e de um critério de avaliação econômica que considera como benefícios a redução dos custos operacionais dos veículos e do retardamento causado pelos veículos lentos. Nesta metodologia e aplicação conjunta dos três critérios permite a análise completa das condições operacionais do fluxo de tráfego ascendente bem como a verificação da viabilidade econômica da implantação da faixa adicional, com a consideração de diferentes alternativas de melhorias e, consequentemente, de níveis de investimento.
Title in English
Contribution to the study for the implementation of climbing lanes on two-lane highways.
Keywords in English
Climbing lanes for two-lane highways
Geometric highway design
Increase of highway capacity and safety
Abstract in English
Truck climbing lanes are added on critical grades to avoid restriction of the traffic flow caused by slow-moving vehicles (heavy-laden trucks), where cars and small trucks would usually travel at higher speeds. Based on a critical analysis of basic concepts, criteria and parameters stablished on used warrant methods for climbing lanes on two-lane highways, studies were conducted to adjust some elements to account for conditions specific to Brazilian highways. Considering the above, a new method of climbing lane evaluation was proposed reflecting the application of two technical criteria (related to heavy truck operation and capacity analysis of the ascending grade), and application of economic evaluation criteria which consider as benefits the reduction of vehicle operation costs and the avoidance of delays caused by slow-moving vehicles. The proposed method uses the concurrent application of these three criteria for full analysis of the operational effectiveness of the grade and the feasibility of the truck climbing lane considering alternate improvement facilities and corresponding levels of investment.
 
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Publishing Date
2022-10-31
 
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