• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2021.tde-30072021-113210
Documento
Autor
Nome completo
Vinicius Brandão Pietrantonio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Strambi, Orlando (Presidente)
Haddad, Eduardo Amaral
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Título em português
Análise dos impactos de intervenções em corredores de transporte público por ônibus considerando as emissões de poluentes atmosféricos e seus impactos diretos.
Palavras-chave em português
Economia de transportes
Engenharia de transportes
Sustentabilidade
Transporte coletivo
Transporte urbano
Resumo em português
A pesquisa investigou a relevância dos impactos econômicos das emissões veiculares de poluentes atmosféricos (EVP) e seus efeitos no âmbito da avaliação econômica de projetos em sistemas de transporte urbano. O escopo da pesquisa abrangeu duas componentes associadas à questão. Primeiramente, endereçou a especificação de métodos para avaliação de projetos de transporte urbano dedicados a avaliar intervenções sobre a operação dos sistemas de transportes e seus impactos associados às EVP e seus efeitos. Adicionalmente, a pesquisa envolveu uma avaliação genérica do potencial impacto de intervenções de naturezas variadas para fins de redução de EVP e as externalidades associadas, a saber: (i) intervenções de infraestrutura; (ii) intervenções operacionais; (iii) intervenções de mercado (política de preços) e (iv) intervenções tecnológicas. Foi possível identificar que os resultados produzidos pelos métodos de avaliação são significativamente sensíveis a aspectos como: (a) a representação operacional do sistema de transportes; (b) o grau de congestionamento incidente sobre o contexto de análise; (c) a avaliação explícita de períodos de menor carregamento, e; (d) a valoração atribuída aos efeitos finais das EVP. De modo geral, a migração modal em favor do transporte coletivo por ônibus (TCO) se mostrou como instrumento efetivo para a obtenção de benefícios sociais - inclusive no que diz respeito à mitigação dos impactos das EVP. Consequentemente, intervenções de Engenharia visando promover ganhos de eficiência operacional no TCO se mostraram como soluções com elevado potencial de efetividade. Adicionalmente, a eletrificação da frota do TCO mostrou-se uma medida com potencial para reduzir custos operacionais do sistema, além de naturalmente apresentar elevado potencial de redução dos impactos das EVP. Os resultados centrais indicam que as intervenções avaliadas, quando implementadas isoladamente e apenas sobre avenidas no Município de São Paulo contendo corredores com faixas exclusivas de ônibus, podem proporcionar ganhos de Bem Estar Social entre R$ 106 milhões e R$ 427 milhões por ano - dentre os quais, os impactos associados às EVP podem representar até R$ 90 milhões/ano.
Título em inglês
Analysis of the impacts of interventions in bus transit corridors considering air pollutant emissions and its direct impacts.
Palavras-chave em inglês
Air pollution
BRT
Bus corridors
Road traffic externalities
Urban transport projects appraisal
Vehicle pollutant emissions
Resumo em inglês
This research investigated the relevance of vehicular air pollutant emissions (EVP) economic impacts for project appraisal purposes in urban transport systems. The research scope covered two components related to this matter. Firstly, it addressed the specification of methods for evaluating transport projects focused on transport systems operations and its impacts in terms of EVP and associated effects. Additionally, the research involved a generic assessment of different intervention typologies aimed at reducing EVP and associated externalities, namely: (i) infrastructure interventions; (ii) operational interventions; (iii) market interventions (pricing policies) and (iv) technological interventions. It was possible to identify that results of evaluation methods are significantly sensitive to aspects such as: (a) the transport system operational representation; (b) the congestion level on the analyzed scenario; (c) the explicit assessment of day periods with lower demand levels, and; (d) the valuation attributed to pollutant emissions effects. In general, modal shift towards bus transit (TCO) has shown to be an effective instrument for achieving social benefits - including those related to EVP impacts mitigation. As consequence, Engineering interventions aimed at promoting operational efficiency in TCO have demonstrated high effectiveness potential. Additionally, bus fleet electrification showed to be a measure with potential for reducing transit operating costs - in addition to its natural effectiveness in mitigating EVP-related impacts. Results indicates that the evaluated interventions, when implemented alone and considering only avenues containing corridors with exclusive bus lanes within the city of São Paulo, can promoteSocial Welfare gains raging from R$ 106 million to R$ 427 million per year - among which EVP-related impacts can represent up to R$ 90 million/year.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-07-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.