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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2023.tde-29042024-100116
Document
Author
Full name
Débora Toledo Gonçalves
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2023
Supervisor
Committee
Isler, Cassiano Augusto (President)
Maia, Maria Leonor Alves
Uriarte, Ana Margarita Larrañaga
Title in Portuguese
Análise da troca modal envolvendo sistemas de compartilhamento de bicicleta a partir de eventos de vida.
Keywords in Portuguese
Escolha de transporte
Eventos de vida
Quebra do hábito
Sistema público de bicicletas compartilhadas
Abstract in Portuguese
A cidade de São Paulo é um exemplo evidente de problemas decorrentes da grande utilização do carro e planejamento urbano rodoviarista. Nesse contexto, a bicicleta, e os sistemas públicos de bicicletas compartilhadas (SPBC) em especial, se colocam como alternativas sustentáveis e baratas para pequenos trajetos. A partir do estudo de caso do sistema de bicicletas compartilhadas BikeSampa, constituído em torno de 260 estações e 2600 bicicletas, esse trabalho se propõe a investigar os fatores que motivam a troca modal para a bicicleta na cidade de São Paulo. São analisadas as influências de características sociodemográficas, dos modos de transporte já utilizados e dos eventos endógenos ou exógenos na quebra de hábito e consequente troca modal para ou da bicicleta compartilhada. A compreensão do efeito de fenômenos adversos externos, como a pandemia de Coronavírus, bem como de acontecimentos particulares, como mudanças de endereço e nascimento de filhos, podem ajudar a direcionar decisões da gestão pública e iniciativa privada para maior adesão da população a modos ativos de transporte. Foram desenvolvidos dois modelos, ambos de regressão logística binomial do tipo Logit, um com variável dependente Troca para SPBC e o outro Troca de SPBC. Se mostraram significativos no modelo Troca para SPBC, além da componente constante, os coeficientes das variáveis mudar-se para local mais distante do trabalho/estudo, formar-se na faculdade, começar a estudar de forma remota, conseguir emprego depois de período em desemprego e eventos exógenos. No modelo Troca de SPBC, as variáveis significativas foram a constante, começar a trabalhar de forma remota e os eventos exógenos. A componente constante dos modelos é negativa indicando a pertinência do hábito, revelando uma inércia de evitar a troca. A variável de eventos exógenos é a única significativa em ambos os modelos finais, apresentando sinal positivo. Todas as demais variáveis também tiveram sinal positivo, sugerindo uma influência na quebra de hábito independente da natureza do evento de vida.
Title in English
Role of life events and habit disruptions into public bike sharing choices.
Keywords in English
Habit break
Life events
Modal choice
Public shared bicycle system
Abstract in English
São Paulo is a city with multiple problems arising from the extensive use of cars and highwayoriented urban planning. In this context, the bicycle, and specially the public shared bicycle systems (PSBS), come as sustainable and cheap alternative for short trips. Based on the case study of BikeSampa shared bicycle system, with around 260 docking stations and 2600 bicycles, this research aims to explore the factors motivating modal shift involving bicycle in São Paulo. Were analysed the influences of sociodemographic features, other transport modes included on the shift and the life events on the habit break and resulting modal shift from and to shared bicycle. The comprehension of external phenomenon, such as Coronavirus pandemic, as well as particular milestones, such as address changes and childbirth, can help directing public and private focus onto greater adherence to active transport modes. Two models were designed, both Logit binominal logistic regression, one having the dependent variable shift to PSBS and the other shift from PSBS. Besides the constant, were also significant on the model shift to PSBS the coefficients of the variables moving to somewhere more distant from work/study, graduation, start studying remotely, return to work after unemployed and exogenous events. The model shift from PSBS, had as significant variables the constant, start working remotely and also exogenous events. The constant component is negative in both models, suggesting the habit relevance and revealing an inertia of avoiding the change. The exogenous events variable is the only other significative common between the models, with positive sign. All other variables were also positives, indicating an influence on habit break, regardless of the life event nature.
 
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Publishing Date
2024-05-03
 
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