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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2021.tde-27012022-154554
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Eduardo Araújo de Melo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Isler, Cassiano Augusto (Presidente)
Bertoncini, Bruno Vieira
Silva, Antonio Nelson Rodrigues da
Título em português
Influência da infraestrutura cicloviária e dos fluxos de ciclistas no acesso às oportunidades de emprego e estudo na cidade de São Paulo.
Palavras-chave em português
Bicicletas
Transportes
Resumo em português
Apesar dos avanços teóricos observados nas últimas décadas, a tomada de decisão no âmbito do planejamento cicloviário sob a perspectiva da acessibilidade e pelo uso de modelos tradicionais de demanda ainda é um desafio. Enquanto, esses modelos continuam sendo utilizados a partir da perspectiva da mobilidade para todos os modos de transportes, sua aplicação quanto ao modo cicloviário é particularmente afetada pela ausência da coleta periódica de dados de demanda obtidos por meio de pesquisas domiciliares e pelo uso de medidas eventualmente inadequadas de custo generalizado. Consequentemente, tona-se difícil a análise da influência da infraestrutura cicloviária nos níveis de acesso às oportunidades urbanas por meio da bicicleta no médio prazo. Assim, esta dissertação tem como objetivo analisar a influência combinada dos fluxos de ciclistas e da infraestrutura cicloviária na acessibilidade potencial às oportunidades de emprego e estudo ao incorporar dados sobre aqueles fluxos em determinados arcos de uma rede viária urbana a um modelo sintético de distribuição de viagens do tipo gravitacional. Os parâmetros de uma função de impedância combinada (função de Tanner) foram estimados analiticamente a partir de um algoritmo de minimização do erro ortogonal normalizado entre as matrizes alvo e modelada. O método proposto foi aplicado em um estudo de caso na cidade de São Paulo entre os anos de 2014 e 2017, período em que foram realizadas intervenções estruturais na rede cicloviária. A cada ano do período de análise foram estimados os parâmetros da função de impedância levando em consideração três diferentes custos generalizados (distância, tempo de viagem e suitability) para captar as variações da função de impedância e nos níveis de acessibilidade. Os resultados apontam para importância da consideração adequada dos custos generalizados e indicam o quanto proporcionar uma rede cicloviária bem conectada e contínua impacta positivamente a acessibilidade potencial. Entretanto, observa-se que o planejamento cicloviário tende a falhar quando executado à parte das características do uso do solo. Além disso, o método se mostra útil como apoio à tomada de decisão em um planejamento voltado à acessibilidade.
Título em inglês
The influence of cycling infrastructures and cyclist flows on the access to job and study opportunities in the city of São Paulo.
Palavras-chave em inglês
Accessibility
Cycling
Deterrence function
Trip distribution
Resumo em inglês
Despite the theoretical advances observed in recent decades, decision-making in cycling planning based on an accessibility perspective and by means of traditional demand models is still challenging. While these models have been used from a mobility point of view for all transport modes, applying them to cycling is especially affected by the lack of a recurrent demand data collection obtained from household surveys and by the use of eventually unsuitable measures of generalized cost of bicycle travel. Therefore, it becomes difficult to analyze the influence of cycling infrastructures on accessibility levels to urban activities by bicycle in the medium term. Thus, this dissertation aims to analyze the combined influence of bicycle flows and the cycling infrastructure on potential accessibility to job and study opportunities by adding cycling flow data observed in several links of a network to a synthetic model of trip distribution of a gravitational type. The combined deterrence function parameters (Tanner function) are analytically estimated by minimizing the normalized orthogonal error between the target and modeled matrices. The proposed method is applied in a case study in the city of Sao Paulo in the period between 2014 and 2017, when structural interventions on the cycling network were observed. For each year within this analysis period the deterrence function parameters were estimated by considering three different generalized costs (distance, travel time and suitability) to capture variations on the deterrence function and accessibility levels across the time. Results point to the importance of considering suitable generalized costs for cycling and indicate how much ensuring a continuous and well connected cycling network has a positive impact on potential accessibility. However, it is observed that cycling planning tends to fail when designed apart from land use characteristics. Furthermore, the method is useful as a decision-making support tool for a panning based on an accessibility perspective.
 
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Data de Publicação
2022-01-31
 
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