• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2013.tde-22102014-121554
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Hamad
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Gualda, Nicolau Dionísio Fares (Presidente)
Brinati, Marco Antônio
Caixeta Filho, José Vicente
Morabito Neto, Reinaldo
Yu, Abraham Sin Oih
Título em português
Modelagem de redes logísticas com vários elos: influência dos impostos e do custo de carregamento de estoques.
Palavras-chave em português
Cadeia de suprimentos
Drawback
ICMS
Localização de instalações
Otimização dos custos logísticos
Rede logística
Resumo em português
Este trabalho analisa o impacto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto de Importação (II), assim como a influência dos estoques operacionais e de segurança, na solução de problemas de localização em âmbito global, envolvendo vários elos da cadeia de suprimentos. Foi proposta uma metodologia e um modelo de Programação Linear Inteira Mista que minimiza os custos operacionais, levando em conta o melhor aproveitamento do benefício fiscal drawback, os créditos referentes ao ICMS e o custo de estoque total da cadeia. As conclusões obtidas após a implantação do método e do modelo matemático em quatro grandes empresas transnacionais do segmento agrícola, com altos volumes de crédito de ICMS, mostram que os impostos são mais representativos do que os custos logísticos na definição de uma rede logística para esse tipo de empresa e que os estoques de segurança afetam diretamente o resultado da otimização. Os resultados mostram, ainda, a necessidade de se considerar pelo menos quatro elos da cadeia para problemas do tipo aqui analisado e que o estoque operacional, as restrições de capacidade de armazenagem e o custo financeiro estão fortemente correlacionados com a quantidade de Centros de Distribuição. Conclui-se que a legislação do ICMS impõe, para uma melhoria no fluxo de caixa, um aumento significativo nos custos logísticos. As principais contribuições da metodologia adotada são (1) o tratamento dos custos do estoque operacional e de segurança, (2) a inclusão da capacidade de armazenagem, (3) a avaliação do impacto do crédito de ICMS não utilizado sobre o custo total e sobre o fluxo de caixa das empresas e (4) o processo de concorrência para coleta de preços. O modelo desenvolvido é principalmente útil para empresas que operam no segmento de agronegócio e/ou são exportadoras, por conta da influência dos créditos de ICMS não aproveitados. A metodologia permitiu melhorias no fluxo de caixa da ordem de US$ 22 milhões em uma das empresas, equivalentes a 5% de seu custo total.
Título em inglês
Network design with several echelons: influence of taxes and inventory carrying cost.
Palavras-chave em inglês
Facilities location
Logistics costs optimization
Logistics network
Supply chain
Tax management
Resumo em inglês
This work studies the impact of taxes and the influence of cycle and safety stocks on a global network design with several echelons. The proposed methodology and Mixed Integer Linear Programming model aimed to minimize the operational costs, taking into consideration the taxes involved and the chain inventory value. The approach has been implemented in four large agribusiness transnational companies with high level of credit of a State tax showing that, for this type of company, taxes are more significant than logistic cost for facility location decisions. Another conclusion is that the supply chain must be modeled with four echelons at least for problems such as the ones herein studied and that cycle stock, storage capacity and the financial cost have a high correlation with the amount of Distribution Centers. The results show also the direct impact of safety stock on the network design optimization. It is concluded that tax legislation imposes a significant increase in the logistics costs for a cash flow gain. The main contributions of this methodology are (1) the treatment of total inventory cost and (2) storage capacity, (3) the analysis of these factors and tax on companies cash flow management and (4) the bidding approach to gather logistic costs. The math model is especially useful for agribusiness and/or exporting companies that have a high level of tax credit. The methodology has brought cash flow improvements of about US$ 22 million in one of the companies, or 5% of its total cost.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-11-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.