• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2022.tde-22082023-105642
Documento
Autor
Nombre completo
Laura Mattos Fortes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Giannotti, Mariana Abrantes (Presidente)
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Santoro, Paula Freire
Título en portugués
Sistema cicloviário e as desigualdades de gênero, classe e raça em cinco capitais brasileiras.
Palabras clave en portugués
Desigualdades sociais
Interseccionalidades
Mobilidade urbana
Sistema cicloviário
Resumen en portugués
As desigualdades multidimensionais têm sido cada vez mais discutidas na área dos transportes, particularmente no caso da bicicleta. Embora vários estudos tenham focado nas desigualdades de gênero nos sistemas de bicicletas compartilhadas, apenas alguns incluem as desigualdades socioeconômicas e a dimensão da raça. Este trabalho considera uma perspectiva multidimensional, investigando os padrões das viagens de bicicleta, as características do espaço urbano e a distribuição da infraestrutura cicloviária. Foram analisados os dados coletados dos sistemas de bicicletas compartilhadas de cinco capitais brasileiras para investigar os aspectos do comportamento do ciclista em termos de gênero. Além disso, foi examinada a distribuição da infraestrutura cicloviária considerando suas desigualdades socioespaciais. Os resultados obtidos confirmam a falta de ciclistas mulheres em diferentes níveis. A diferença de gênero diminuiu para viagens com maior duração e viagens recreativas. Nas cidades litorâneas, as mulheres representavam maior percentual de participação no ciclismo, principalmente em áreas de lazer como parques e orlas. Embora as ciclofaixas tenham reduzido um pouco da disparidade, elas não garantiram o equilíbrio de gênero observado nas áreas de lazer. A proporção de ciclistas mulheres é reduzida em áreas sem ciclofaixas e perto de estações de metrô. Além disso, foi observado que as periferias das cidades onde residem mais habitantes negros e de classe baixa carecem de espaços com características favoráveis ao equilíbrio de gênero no ciclismo.
Título en inglés
Urban cycling system and the inequalities of gender, class and race in five Brazilian main cities.
Palabras clave en inglés
Bike-share systems
Social differences
Urban mobility
Resumen en inglés
Multidimensional inequalities have been increasingly discussed in the transportation field, particularly in the case of bike riding. Although several studies focused on the gender differences in bike-share systems, only a few include socioeconomic inequalities and the dimension of race. This study considers a multidimensional perspective, relating the urban space characteristics, cycling infrastructure, and mobility distribution patterns. We analyzed the data collected from bike-share systems of five major Brazilian cities to investigate the aspects of cycling behavior in terms of gender. Additionally, we examined the cycling infrastructure considering its socio-spatial inequalities. The obtained results confirm the lack of female cyclists at different levels. The gender difference decreased for trips with longer durations and recreational purposes. In seaside towns, women represented a higher participation percentage in cycling, particularly in recreational areas such as parks, seafronts, and lakesides. Although cycle lanes reduced the disparity, they did not ensure the gender balance as observed in recreational areas. The proportion of female cyclists reduced in areas lacking cycle lanes and near metro-rail stations. Furthermore, the peripheries of cities with more Blacks and lower-class inhabitants lack bike-friendly spaces, wherein a balanced gender proportion is typically observed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-08-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.