• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.1991.tde-22012024-121811
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Alberto Faria
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1991
Orientador
Banca examinadora
Novaes, Antonio Galvão Naclério (Presidente)
Canton, Adolpho Walter Pimazoni
Kawamoto, Eiji
Silva, Jose Aparecido da
Waisman, Jaime
Título em português
Avaliação do nível de serviço do transporte coletivo urbano sob o ponto de vista do usuário: o enfoque multivariado.
Palavras-chave em português
Transporte coletivo
Resumo em português
Este trabalho apresenta um novo modelo de avaliação do nível do serviço de sistemas de transporte coletivo. O enfoque deste modelo está baseado na hipótese que o nível de serviço é uma medida da qualidade de operação do transporte coletivo urbano. Como qualidade é um conceito subjetivo deve, portanto, ser avaliada por métodos psicométricos. Este modelo usa uma escala de atitude do tipo likert no processo de entrevista dos usuários e os dados obtidos são tratados por métodos multivariados (análise fatorial, de cluster e discriminante) para gerar indicador global que agregue todos os aspectos oriundos do sistema e segundo os diferentes padrões de qualidade dos usuários. Para a caracterização do usuário em classes homogêneas foi empregado o critério da Associação Brasileira dos Anunciantes e da Associaão Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado (ABA/ABIPEME).
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Public transport
Resumo em inglês
This paper presents a new modelo f level of service evaluation for Urban Transports Systems. This model is based in the Idea that the level of service is a measure of the Urban Transportation operationss quality. As quality is a subjective concept, it must be evaluated by psychometric methods. This model uses a Likerts attitude scaling through users interview and the data are analized with multivariate methods (factor analysis, clustering and discrininant), in orderto obtain a global indicator that incorporates all the aspects from the systems perceivedby the different users quality patterns The users characterization by homogeneous s categories is done by methods from the Brazilian Association of the Announcer and The Brazilian Association of The Institute of Markets Research.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-01-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.