• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.1991.tde-22012024-121811
Documento
Autor
Nombre completo
Carlos Alberto Faria
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1991
Director
Tribunal
Novaes, Antonio Galvão Naclério (Presidente)
Canton, Adolpho Walter Pimazoni
Kawamoto, Eiji
Silva, Jose Aparecido da
Waisman, Jaime
Título en portugués
Avaliação do nível de serviço do transporte coletivo urbano sob o ponto de vista do usuário: o enfoque multivariado.
Palabras clave en portugués
Transporte coletivo
Resumen en portugués
Este trabalho apresenta um novo modelo de avaliação do nível do serviço de sistemas de transporte coletivo. O enfoque deste modelo está baseado na hipótese que o nível de serviço é uma medida da qualidade de operação do transporte coletivo urbano. Como qualidade é um conceito subjetivo deve, portanto, ser avaliada por métodos psicométricos. Este modelo usa uma escala de atitude do tipo likert no processo de entrevista dos usuários e os dados obtidos são tratados por métodos multivariados (análise fatorial, de cluster e discriminante) para gerar indicador global que agregue todos os aspectos oriundos do sistema e segundo os diferentes padrões de qualidade dos usuários. Para a caracterização do usuário em classes homogêneas foi empregado o critério da Associação Brasileira dos Anunciantes e da Associaão Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado (ABA/ABIPEME).
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Public transport
Resumen en inglés
This paper presents a new modelo f level of service evaluation for Urban Transports Systems. This model is based in the Idea that the level of service is a measure of the Urban Transportation operationss quality. As quality is a subjective concept, it must be evaluated by psychometric methods. This model uses a Likerts attitude scaling through users interview and the data are analized with multivariate methods (factor analysis, clustering and discrininant), in orderto obtain a global indicator that incorporates all the aspects from the systems perceivedby the different users quality patterns The users characterization by homogeneous s categories is done by methods from the Brazilian Association of the Announcer and The Brazilian Association of The Institute of Markets Research.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-01-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.