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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2022.tde-21112022-100511
Documento
Autor
Nome completo
Luisa Fernanda Arango Alvarez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Balbo, Jose Tadeu (Presidente)
Orrico Filho, Rômulo Dante
Santoro, Paula Freire
Título em português
Análise de benefícios econômicos do emprego do transporte não motorizado (ciclovias) por meio do modelo HDM-4 - estudo de caso para o município de São Paulo.
Palavras-chave em português
Benefícios socioeconomicos
Ciclovias
Custo de tempo de viagem
Tráfego não motorizado
Resumo em português
Além dos estudos técnicos, as ciclovias devem ser produto de políticas públicas de planejamento e investimento considerando a capacidade dos projetos de gerar benefícios socioeconômicos, implementando análises objetivas de políticas relevantes para a viabilidade de projetos de implantação de ciclovias exclusivas. Neste trabalho de pesquisa, o modelo de Tráfego Não Motorizado (NTM) do software HDM-4 (Highway Development and Management Model 4) é aplicado para a análise de diferentes alternativas de ciclovias, avaliando aspectos como a demanda atual e potencial de ciclistas, a velocidade de operação, custos de capital e perfil econômico dos usuários de bicicletas. A combinação dessas variáveis leva a alternativas técnicas e econômicas cuja análise resulta em diferenças relevantes em seus indicadores de rentabilidade. As análises foram realizadas considerando dois cenários; o primeiro compreende a análise da rentabilidade de alternativas estruturadas com diretrizes normativas que, em termos de agilidade, representam condições ideais de operação; o segundo cenário consiste em uma avaliação mais realista para a cidade de São Paulo, considerando restrições de velocidade e diversificando o perfil do usuário de acordo com a renda per capita das principais regiões da cidade. Os resultados refletem a diversidade inter-regional sobre a conveniência de projetos de ciclovias com base apenas nos benefícios monetários de tempos de viagem reduzidos. Os resultados principais apontam o risco financeiro dos projetos como regido pela velocidade e volume de tráfego, exigindo também uma demanda de mais de 1.000 bicicletas/dia e operação em velocidade superior a 8 km/h para justificar os investimentos dos projetos de ciclovias. Adicionalmente, visando definir o impacto de variáveis dependentes das políticas de viabilidade adotadas pelos órgãos públicos, no caso, o valor residual das obras e o horizonte do projeto, foram realizadas análises de sensibilidade cujos resultados demonstraram que somente em projetos com riscos financeiros preestabelecidos, leves mudanças nas variáveis mencionadas podem incorrer efeitos desfavoráveis. Se incorpora também uma breve análise de efeitos ambientais para verificar as potencialidades do software relacionadas com modos de tráfego ecologicamente amigáveis.
Título em inglês
Economic benefits analysis of bicycle tracks using the hdm-4 model - case study for São Paulo city.
Palavras-chave em inglês
Bike tracks
Highway Development and Management (HDM-4)
Non-Motorized Traffic (NTM)
Socioeconomic benefits
Travel cost time
Resumo em inglês
In addition to technical studies, bicycle paths should be a product of planning and public investment policies considering the ability of projects to generate socioeconomic benefits, implementing policies objective analysis relevant to the feasibility of projects for the implementation of exclusive bike tracks. In this research work, the Non-Motorized Traffic (NTM) model of the HDM-4 (Highway Development and Management) software is applied for the analysis of different alternatives for bicycle lanes, evaluating aspects such as current and potential cyclists demand, operation speed, capital costs and economic profile of bicycle users. The combination of such variables leads to technical and economic alternatives whose analysis results relevant differences in their profitability indicators. The analyses were carried out considering two scenarios; the first comprises the analysis of the profitability of alternatives structured with normative guidelines that, in terms of speed, represent ideal operating conditions; the second scenario consists of a more realistic evaluation for the city of São Paulo, considering speed restrictions and diversifying the user profile according to the per capita income of the main regions of the city. The results reflect interregional diversity about the desirability of bikeway projects based solely on the monetary benefits of reduced travel times. The kern results point out financial risk of the projects as governed by speed and traffic, also requiring a demand of over 1000 bicycles/day and an operation that exceeds 8 km/h to support bicycle projects investments. In addition, to define the impact of variables dependent on the feasibility policies adopted by public agencies, in this case, the residual value of the works and the project horizon, sensitivity analyses were carried out whose results showed that only in projects with pre-established financial risks, slight changes in the variables mentioned may result in unfavorable effects. Brief analyses of environmental effects are also incorporated in order to verify the software's potentialities related to ecologically friendly traffic modes.
 
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Data de Publicação
2022-11-21
 
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