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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.3.2012.tde-21062013-103328
Document
Auteur
Nom complet
Marilena Fajersztajn
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Kabbach Júnior, Felipe Issa (Président)
Larocca, Ana Paula Camargo
Somekh, Nadia
Titre en portugais
Ruas e avenidas: contribuição à classificação viária para a cidade de São Paulo.
Mots-clés en portugais
Circulação urbana
Infraestrutura de transportes
Ruas e avenidas
Sistema viário
Vias
Resumé en portugais
O trabalho apresenta de início uma investigação da evolução histórica do sistema viário de São Paulo como subsídio à compreensão da transformação que a cidade teve ao longo das décadas em sua configuração urbana e na forma pela qual as pessoas e veículos se deslocaram através da rede física de circulação. Foram analisados os aspectos viários dos planos urbanos, em muitos casos entendidos como planos viários, e da legislação urbanística de parcelamento do solo no período de 1895 a 2004. A partir dos resultados da investigação realizada, bem como da análise crítica das normas e manuais em vigor na cidade de São Paulo, em especial aqueles que tratam do estabelecimento da seção transversal típica das vias, o presente trabalho tem como objetivo propor uma contribuição à revisão da classificação viária da cidade de São Paulo. A revisão proposta recomenda que, na definição das funções que as vias possam ter dentro da rede viária urbana usualmente caracterizada pela relação entre os níveis de mobilidade e acessibilidade proporcionados ao tráfego veicular - sejam consideradas, de forma mais abrangente, as necessidades dos usuários não motorizados (pedestres e ciclistas) no que diz respeito às características geométricas da seção transversal.
Titre en anglais
Contribution to the road classification for the city of São Paulo.
Mots-clés en anglais
Roads
Roadway system
Streets and avenues
Transportation infrastructure
Urban circulation
Resumé en anglais
The paper presents, at first, a research about the historic evolution of the roadway system in São Paulo as an aid to understand the changes the city went through, for decades, in its urban configuration and in the way people and vehicles moved through the circulation physical network. The paper analyzed the road aspects of urban plans which, many times were understood as roadway plans, and of the urban laws of land division during the period of 1895 to 2004. Based on the findings of the research, as well as the critical analysis of rules and manuals in effect in the City São Paulo, mainly those that address the establishment of a roadway-typical cross section, the present paper aims at suggesting a contribution to the roadway classification review of the City of São Paulo. The proposed review recommends, according to the definition of the roles that the roadways may play within the urban roadway network usually characterized by the relation between the mobility and accessibility levels provided to vehicle traffic to take into consideration, in a more comprehensive manner, the needs of those non-motorized users, (pedestrians and cyclists) in regard to the cross-section geometrical characteristics.
 
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Date de Publication
2013-06-28
 
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