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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2013.tde-14052014-152928
Documento
Autor
Nome completo
Cláudia Aparecida Soares Machado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Quintanilha, José Alberto (Presidente)
Luchiari, Ailton
Nóbrega, Rodrigo Affonso de Albuquerque
Silva, Antonio Nelson Rodrigues da
Strambi, Orlando
Título em português
Técnicas de sensoriamento remoto para identificação de áreas de concentração de polos geradores de viagens.
Palavras-chave em português
Classificação de imagens baseada em objetos
Planejamento de transportes
Polos geradores de viagem
Sensoriamento remoto
Uso do solo urbano
Resumo em português
O objetivo desta Tese é a proposição de uma metodologia alternativa para planejamento de transportes que contempla as ferramentas disponíveis na ciência do sensoriamento remoto. A perspectiva adotada analisa aspectos do planejamento de transportes urbanos, tendo como embasamento os dados e informações advindos das imagens de satélite com alto poder de resolução espacial. A metodologia usa a abordagem baseada em objetos para classificar imagens de satélite de sensoriamento remoto. Através do processo de classificação, identificam-se feições urbanas úteis para o planejamento de transporte, em especial áreas de concentração de polos geradores de viagens do município de João Pessoa no estado da Paraíba, Brasil. A proposta é que com base nesses dados, e outros provenientes de uma pesquisa de campo (pesquisa domiciliar origem/destino), é possível caracterizar o uso do solo e a correspondente demanda por transportes. O estudo se justifica por propor uma alternativa mais ágil e menos onerosa, em comparação aos métodos tradicionais de construção e atualização da base de dados para análises de transportes. Ao identificar as regiões da cidade com as maiores quantidades de viagens geradas, os resultados obtidos auxiliam nas ações de planejamento do sistema de transportes, visando alcançar o equilíbrio entre oferta e demanda de transporte com o uso do solo urbano.
Título em inglês
Remote sensing techniques to the identification of the concentration áreas of trip generators hubs.
Palavras-chave em inglês
Object-based image classification
Remote sensing
Transportation planning
Trip generation hubs
Urban land use
Resumo em inglês
The objective of this Thesis is to propose an alternative method of transportation planning that considers the tools available in the science of remote sensing. The perspective adopted examines aspects of urban transportation planning, having as basis the data and information coming from satellite images with high spatial resolution. The methodology uses the object-based approach to classify remote sensing satellite imagery. Through the classification process, urban features useful for transportation planning are identified, mainly areas of concentration of trip generation in the city of João Pessoa, state of Paraíba, Brazil. The proposal is that, based on these data, and others from a field research (origin/destination home-interview survey), it is possible to characterize the land use and the corresponding demand for transport. The study is justified because it proposes a more agile and less costly alternative, compared to traditional methods of building and updating the database for transport analysis. By identifying areas of the city with the largest amounts of trips generated, the results support planning actions on the transportation system, in order to achieve a balance between transport supply and demand with urban land use.
 
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Tese_MACHADO_2013.pdf (7.87 Mbytes)
Data de Publicação
2014-05-19
 
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