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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2020.tde-11052021-102524
Documento
Autor
Nombre completo
Diego Bogado Tomasiello
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Giannotti, Mariana Abrantes (Presidente)
Davis Junior, Clodoveu Augusto
Feitosa, Flávia da Fonseca
Monteiro, Antonio Miguel Vieira
Pitombo, Cira Souza
Título en portugués
Modelagem dinâmica espacial das desigualdades de acessibilidade aos empregos.
Palabras clave en portugués
Acessibilidade aos empregos
Coeficiente Gini
Habitação
Inequidade
Modelagem em agentes
Políticas públicas
Transportes
Resumen en portugués
O acesso ao emprego é objeto de estudo de grande importância na área de transportes. A investigação de como o sistema de transporte pode influenciar o processo de escolha residencial e, consequentemente, como a acessibilidade aos empregos é distribuída para os diversos grupos que compõem a sociedade, é algo que deve ser melhor explorado. Com a evolução da capacidade de processamento de computadores, metodologias de modelagem têm mostrado capacidade de emular sistemas urbanos complexos, envolvendo uso do solo e transportes. Neste contexto, a presente tese visa investigar a dinâmica das desigualdades de acessibilidade aos empregos. Para investigar os processos que levam as desigualdades de acessibilidade aos empregos, foi proposto um modelo baseado em agentes, implementado em plataforma aberta, para representar, de forma simplificada, o comportamento humano na escolha residencial através de variáveis de status da vizinhança e acessibilidade aos empregos. Foram realizados estudos de caso em São Paulo e Curitiba, municípios localizados em um país em desenvolvimento, e em Melbourne (Austrália), localizado em um país desenvolvido, para avaliar a robustez do modelo na representação da realidade de diferentes áreas de estudo. Os resultados mostram que o modelo permitiu representar a realidade das diferentes áreas de estudo, sendo as áreas localizadas no Brasil retratadas com maior fidedignidade. O modelo também possibilitou simular diferentes cenários de oferta de transporte, emprego e habitação para o município de São Paulo. Foi observado que o cenário de maior redução das desigualdades de acessibilidade foi o que envolveu um aumento da oferta de transporte público, empregos e habitações de interesse social em áreas de alta acessibilidade aos empregos. O modelo também permitiu retratar pequenas alterações temporais ocorridas em São Paulo no período de 2007 a 2017, refletidas na parametrização do modelo. O presente trabalho busca alimentar o debate sobre as desigualdades de acessibilidade aos empregos e gerar ideias sobre políticas públicas para reduzí-las.
Título en inglés
Spatial dynamic model of job accessibility inequalities.
Palabras clave en inglés
Agent-based modeling
Gini coefficient
Inequity
Job accessibility
Resumen en inglés
Access to employment is an important object of study in the area of transport. An investigation on how the transport system can influence the residential location choice process and, consequently, how job accessibility is distributed according to different social groups should be better explored. The evolution in computer processing capacity allowed modeling methodologies to simulate complex urban systems, including land use and transport systems. In this context, this thesis aims to investigate the dynamics of the job accessibility inequalities. In order to investigate the processes that lead to job accessibility inequalities, an agent-based model was proposed to reproduce, in a simplified way using open source platform, the residential location choice process considering neighborhood status and job accessibility variables. Case studies were carried out in São Paulo and Curitiba, located in a developing country, and in Melbourne (Australia), located in a developed country, to evaluate the robustness of the model in representing the reality of the different areas of study. The results show that the model allowed to represent the reality of the different areas of study, with the areas located in Brazil represented with greater reliability. The model also made it possible to simulate different scenarios of transport, employment and housing supply for the municipality of São Paulo. It was observed that the scenario of greater reduction in job accessibility inequalities was the one that involved an increase in the supply of public transport, employment and social housing in areas with high job accessibility. The model also allowed to represent minor temporal changes that occurred in São Paulo in the period from 2007 to 2017, reflected in the parameterization of the model. The present work seeks to create insights into inequalities in access to jobs and to feed the debate on how public policies can alleviate inequalities.
 
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Fecha de Publicación
2021-05-17
 
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