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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2017.tde-07042017-101955
Documento
Autor
Nome completo
Liedi Légi Bariani Bernucci
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1995
Orientador
Banca examinadora
Cintra, Jorge Pimentel
Cruz, Paulo Teixeira da
Fabbri, Glauco Tulio Pessa
Soria, Manoel Henrique Alba
Suzuki, Carlos Yukio
Título em português
Considerações sobre o dimensionamento de pavimentos utilizando solos lateríticos para rodovias de baixo volume de trafego.
Palavras-chave em português
Pavimentação (Dimensionamento)
Rodovias
Solos lateríticos
Resumo em português
Este trabalho apresenta diversas considerações a respeito do dimensionamento de pavimentos de baixo custo que utilizam solos lateríticos em sua estrutura. Esses pavimentos são construídos para rodovias de baixo volume de tráfego que, apesar de serem utilizadas por pequeno número de veículos diariamente, podem ser solicitadas por veículos muito pesados, provenientes das regiões agrícolas, usineiras e industriais. A despeito dos solos lateríticos não atenderem as especificações tradicionais e das estruturas serem incompatíveis com as normas de dimensionamento vigentes, as soluções de baixo custo têm mostrado um bom desempenho em rodovias de baixo volume de tráfego. Foram estudadas diversas variáveis intervenientes no projeto do pavimento: a composição do tráfego nessas rodovias; o clima atuante no Estado de São Paulo, responsável por umidades de equilíbrio inferiores aquelas nas quais os solos foram compactados; e as propriedades geotécnicas dos solos lateríticos. Foram enfocadas as características desses solos que auxiliam na sua identificação em campo e em laboratório, e que podem ser exploradas para o bom desempenho dos pavimentos. A partir de ensaios de módulos de resiliência, mostra-se a importância da coesão dos solos lateríticos, responsável por sua estabilidade e comportamento adequado em bases de pavimentos. Finalmente, são verificadas as estruturas de pavimentos de baixo custo com base nos conceitos do método norte-americano de dimensionamento de pavimentos de AASHTO-1986. Os resultados corroboram o uso de estruturas esbeltas, normalmente adotadas no Estado de São Paulo.
Título em inglês
Pavement design using lateritic soils for low volume roads.
Palavras-chave em inglês
Lateritic soils
Low-volume roads
Pavements
Resumo em inglês
This thesis proposes to study several aspects of the design of low-cost pavements structurally consisting of lateritic soils. These pavement are utilized for low-volume roads; although used on a daily basis by a small number of vehicles, they might also be requested by heavy trucks typical for agricultural and industrial areas. Thin-layered pavements of lateritic soils have been successfully used in low-volume roads in the State of São Paulo, is spite of the fact that these soils do not conform to traditional specifications and that such structures are not in accordance to current design requirements. Several factors relevant to the pavement design have been analyzed: traffic composition on such roads; climatic conditions of the state of São Paulo, responsible for equilibrium moisture contents lower than those at which the soils were originally compacted; and the geotechnical properties of lateritic soils. Emphasis is given to soil characteristic useful to field and laboratory identification and necessary to ensure good performance of the pavement. The importance of the cohesion of lateritic soils, responsible for the stability and good performance of pavement bases, is demonstrated by means of resilient moduli test results. Finally, the structure of low-cost pavements has been verified within the framework of the AASHTO-1986 pavement design method, The results support the use of thin-layered pavement structures, widely adopted in the State of São Paulo.
 
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Data de Publicação
2017-04-07
 
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