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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-05022021-092108
Documento
Autor
Nome completo
Diogo Barreto Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Strambi, Orlando (Presidente)
Bettini, Humberto Filipe de Andrade Januário
Oliveira, Alessandro Vinícius Marques de
Título em português
Análise das dificuldades no desenvolvimento e utilização de modelos econométricos para a projeção da demanda de transportes: aplicação ao caso do Aeroporto de Viracopos  (SBKP).
Palavras-chave em português
Aeroportos
Demanda
Engenharia de transportes
Indicadores de contorno
Modelos econométricos
Obrigações do contrato de concessão
Planejamento de transportes
Projeção de demanda
Resumo em português
A proposta desta dissertação foi realizar uma análise detalhada dos desafios encontrados no desenvolvimento e utilização de modelos econométricos para a projeção da demanda futura de transportes. Para tal, foi realizado uma análise comparativa do estado da prática e do estado da arte sobre um exemplo concreto - Aeroporto de Viracopos (SBKP) -, na tentativa de extrair lições e depurar recomendações. Cada exemplo representativo foi sintetizado num "boneco", cuja denominação utilizamos para representar a essência de cada abordagem ou especificação. A pesquisa então comparou a performance dos diferentes "bonecos" quanto à demanda efetivamente realizada, através de uma projeção intra-série até 2018. Uma constatação geral é que as especificações dos modelos econométricos seriam relativamente homogêneas e de natureza mais simples. Os resultados desta pesquisa indicam que o ganho de aderência e capacidade de projeção entre eles se mostrou relativamente pequeno. No desenvolvimento da pesquisa e discussão dos resultados, pudemos observar que existe uma imprevisibilidade inerente ao processo de planejamento de transportes. Mesmo expurgando o que, tipicamente, é apontado como o maior responsável pelos desvios - a projeção das variáveis explicativas (variáveis de entrada) - a projeção ainda estaria sujeita a grandes desvios. Para endereçar essa questão, propusemos a utilização de alguns indicadores de contorno, como a evolução da taxa média de viagens, assim como a evolução da renda média. Entendemos que tratamentos simples como esses trazem sanidade ao exercício de planejamento e recomendamos a sua adoção, especialmente, para projeções de longo prazo. Das obrigações do contrato de concessão, recomendamos condicionar, estritamente, qualquer investimento ao atingimento de gatilhos de demanda. Ao final, concluímos que o problema do Aeroporto de Viracopos esteve longe da econometria, ou seja, que o sucesso da projeção e da concessão não dependia de se ter um bom modelo econométrico.
Título em inglês
Analysis of the challenges faced in developing and using econometric models to forecast future transportation demand: a case study for the Viracopos Airport Concession (SBKP).
Palavras-chave em inglês
Airports
Concession agreement obligations
Demand forecast
Econometric models
Sanity check indexes
Resumo em inglês
The purpose of this dissertation was to perform a detailed analysis of the challenges faced while developing and using econometric models to forecast future transportation demand. To this end, a comparative analysis of the state of practice and state of the art was completed on a concrete example - Viracopos Airport (SBKP) - in an attempt to draw lessons and recommendations. Each representative example has been synthesized into a "template", whose name we use to represent the essence of each approach or specification. The research then compared the performance of these different "templates" in terms of the observed demand, through an intra-series projection until 2018. A general finding is that the specifications of the econometric models are relatively homogeneous and simpler in nature. The results of this research indicate that the difference in adherence and forecast capability across models was relatively small. While developing this research and during the discussion of the results, we noted that there is an inherent unpredictability in the transportation planning process. Even considering the elimination of what is typically considered the main culprit for deviations - the forecast uncertainty of the explanatory variables (input variables) - the forecast is still subject to sizeable deviation. To address this issue, we proposed the use of some sanity check indexes, such as the evolution of the average trips, as well as the evolution of the average income. We understand that simple analysis like these bring sanity to the planning exercise and we strongly recommend their adoption, especially for long-term forecasts. Regarding the investment obligations present within the concession agreement, we also strongly recommend making them strictly conditional to meeting demand milestones. Finally, we conclude that the challenges faced at the Viracopos Airport Concession were far from econometric ones, that the success of the demand forecast and concession itself needed more than a well estimated econometric model.
 
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Data de Publicação
2021-02-05
 
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