• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.1999.tde-03062008-090151
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelo Eduardo Giacaglia
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1999
Director
Tribunal
Gualda, Nicolau Dionísio Fares (Presidente)
Pietrantonio, Hugo
Rodrigues, Marcos
Takaoka, Hiroo
Zwicker, Ronaldo
Título en portugués
Modelagem de dados para planejamento e gestão operacional de transportes.
Palabras clave en portugués
Bancos de dados
Modelagem de dados
Planejamento de transportes
Resumen en portugués
A integração das atividades da gestão de sistemas de transportes urbanos, em todos os níveis, é altamente desejável no âmbito de uma entidade. A integração interinstitucional é também importante quando existe sobreposição de planos ou de áreas de atuação, situação típica de grandes aglomerados urbanos. Para que os planos dessas entidades sejam consistentes entre si, há necessidade do uso compartilhado de informações. Esse compartilhamento é melhor obtido pela integração dos respectivos bancos de dados. Tal integração, entretanto, tem sido inviabilizada por fatores de natureza técnica e até política ligadas à necessária autonomia de cada uma. Nesta Tese, após a análise de diversas tentativas de solução para o problema, são identificados os aspectos críticos para a modelagem e a construção de Sistemas de Bancos de Dados, como elementos de suporte à Integração do Planejamento e da Gestão Operacional de Transportes, tanto no âmbito intra-institucional como interinstitucional. Para cada um deles, são indicadas as deficiências de sistemas existentes e propostas soluções ou diretrizes. Os aspectos críticos identificados e tratados são: a capacidade de suporte à integração das diferentes atividades da gestão operacional: planejamento, programação e acompanhamento, em uma mesma entidade; a capacidade de suporte à integração dos diferentes níveis decisórios em uma mesma entidade; o conteúdo, a estrutura e a estabilidade temporal de bancos de dados utilizados em planejamento estratégico e/ou tático, regional e/ou local; a capacidade de prover a comunicação interinstitucional; a estabilidade face a mudanças institucionais.
Título en inglés
Data modeling for transportation planning and operations management.
Palabras clave en inglés
Data modeling
Databases
Trasportation planning
Resumen en inglés
The integration of urban transportation systems management activities, at all levels, pertaining one entity, is highly desirable. Integration across entities is also important when their plans or transportation systems overlap, as usually happens in urban agglomerations. In order to achieve consistent plans among these entities, information must be shared. This sharing of information is better obtained through the integration of their databases. However, such integration has been unsuccessful because of technical and even political factors related to the necessary autonomy of each one. In this Thesis, after analysing several attempts to solve the problem, critical aspects of modelling and building database systems to support Integrated Transportation Planning and Management, pertaining to one entity and also across multiple entities, are identified. For each one, deficiencies of existing systems are analysed and solutions are proposed or directions to follow are given. The critical aspects identified and dealt with are: the ability to support the integration of the different transportation management activities at the operational level: planning, programming and attendance, pertaining one entity; the ability to support the integration of different decision levels pertaining one entity; the content, structure and the temporal stability of databases used for planning at the strategic and/or tactical and regional and/or local levels; the ability to provide communication among different entities; the stability in the face of institutional changes.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
00_pre_texto.pdf (48.87 Kbytes)
00_sumario.pdf (24.11 Kbytes)
01_introducao.pdf (96.16 Kbytes)
02_literatura.pdf (359.86 Kbytes)
03_metodologia.pdf (59.98 Kbytes)
05_niveis_decisorios.pdf (128.95 Kbytes)
06_banco_dados.pdf (309.26 Kbytes)
08_conclusoes.pdf (47.68 Kbytes)
09_anexo_A.pdf (80.15 Kbytes)
09_anexo_B.pdf (39.28 Kbytes)
09_anexo_C.pdf (20.66 Kbytes)
10_referencias.pdf (75.21 Kbytes)
11_apendice_I.pdf (85.51 Kbytes)
11_apendice_III.pdf (47.13 Kbytes)
11_apendice_II_01.pdf (89.84 Kbytes)
11_apendice_II_02.pdf (55.25 Kbytes)
11_apendice_II_03.pdf (69.58 Kbytes)
Fecha de Publicación
2008-07-02
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.