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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1993.tde-01092022-075452
Documento
Autor
Nome completo
Pedro de Camargo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1993
Orientador
Banca examinadora
Waisman, Jaime (Presidente)
Mello, Leonel Itaussu Almeida
Strambi, Orlando
Título em português
Desenvolvimento e organização das redes de transporte: modelos de análise selecionados e aplicados ao Estado de São Paulo
Palavras-chave em português
Engenharia de transportes
Modelos de análise
Redes de transportes
Resumo em português
Na moderna sociedade industrial, as redes de transportes participam do desenvolvimento dos países, estruturando a circulação de mercadorias, de pessoas, e de influências entre as regiões. As redes desempenham, portanto, uma função especifica e indispensável, inerente a economia capitalista. O desempenho dessa função das redes deve ser constantemente avaliado, com o objetivo de se manter adequada a organização dos sistemas de transportes ao nível de desenvolvimento do sistema produtivo de cada país. Os estudos realizados permitiram a seleção de três modelos de análise das redes de transporte: o primeiro (Taaffe, Morrill & Gould) estabelece os estágios de desenvolvimento das redes; o segundo (Antonio Galvão Novaes) define a área de influência dos sistemas, e o último (Mario Travassos e Meira Mattos) sistematiza as características físicas da rede sob o enfoque da geopolítica dos transportes. A aplicaçã dos modelos selecionados ao estudo da rede de transportes do Estado de São Paulo, concluindo o trabalho, possibilitou a formulação de uma visão crítica desse sistema e de alternativas para os problemas detectados.
Título em inglês
Development and organization of transport networks: analysis models selected and applied to the State of São Paulo.
Palavras-chave em inglês
Analysis models
Transport engineering
Transport networks
Resumo em inglês
In the modern industrial society, transport networks participate in the development of countries by structuring the circulation of goods, people and influence among regions. These networks therefore play a specific and essential function, inherent to a capitalista economy. The performance of transport networks should be continuously assessed with a view to keep their organization in adequate conditions respecting the requirements of the produtive system of the country. The assessesment of the productive system of the country. The assesment of the fitting between transport networks and the productive system can be facilitated by the utilization of selected models of analysis, obtained through a multi-disciplinary approach, combining the Social Sciences with Transport Engineering. The studies carried out in the dissertation permitted to identify three models of analysis: the first one (Taaffe, Morril & Gould) sets the stages of development of the networks; the second (Antonio Galvão Novaes) defines their área of influence; the later (Mario Travssos e Meira Mattos) systematizes the physical characteristics of the network from the perspective of the Geopolitics of Transport.
 
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Data de Publicação
2022-09-01
 
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