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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2022.tde-30112022-082848
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Torres de Jesus
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Zancul, Eduardo de Senzi (Presidente)
Grimoni, Jose Aquiles Baesso
Soster, Tatiana Sansone
Título em português
Engenharia e design no ensino básico: como escolas brasileiras têm implementado atividades maker no currículo escolar.
Palavras-chave em português
Engenharia
Ensino e aprendizagem
Escolas
Tecnologia educacional
Resumo em português
Atividades maker têm se popularizado em escolas como uma prática curricular de aprendizado por projetos a partir do uso criativo pelos alunos de diversas tecnologias, como marcenaria, eletrônica, programação, impressoras 3D e outras ferramentas de fabricação digital. Essas práticas são entendidas como uma extensão do ensino de engenharia no contexto do ensino básico, não somente pelo uso de tecnologias próprias da área, mas sobretudo por utilizarem um raciocínio projetual e uma abordagem orientada à iteração e design. Nesse sentido, como resultados esperados dessas práticas escolares, estão não somente a contribuição com um aprendizado mais experimental e interdisciplinar através de projetos criativos, mas também o desenvolvimento da competência de resolução criativa de problemas, como parte do contexto do desenvolvimento de competências socioemocionais para uma educação do século XXI. Como essas atividades estão na interface entre a engenharia e o processo educacional no ensino básico, apesar de bem embasadas academicamente, tais práticas carecem de casos reais e orientações para implementação. Portanto, este trabalho se propõe a analisar múltiplos estudos de casos para compor um entendimento sobre as intenções para com o projeto maker, resultados alcançados até então e principais fatores críticos encontrados durante a implementação, contrastando os dados com a literatura e dessa forma compilando aprendizados valiosos para outras realidades escolares que pretendam seguir o mesmo caminho.
Título em inglês
Engineering and design in K12 education: how brazilian schools have implemented maker activities in their main curriculum.
Palavras-chave em inglês
Creative problem solving
Engineering education
Makerspaces
Socioemotional skills
Resumo em inglês
Maker activities have become popular in schools from the growing practice of projectbased learning and the development of socio-emotional skills, using various technologies such as woodwork, electronics, programming, 3D printers and other digital fabrication tools. These practices are understood as an extension of engineering education in the context of K-12 education, not only through the use of engineering technologies, but above all because they use design thinking and an iteration oriented approach. In this sense, as expected results of these school practices are not only the contribution to more experimental and interdisciplinary learning through creative projects, but also the development of creative problem solving competence, as part of the context of developing socioemotional skills for a "21st century education". Because these activities are at the interface between engineering and the educational process in K-12 education, although well-grounded academically, such practices lack real cases and implementation guidance. Therefore, this work proposes to analyze multiple case studies to compose an understanding of the intentions towards the maker project, results achieved so far and main critical factors found during implementation, contrasting the data with the literature and thus compiling valuable lessons to other school that intend to follow the same path.
 
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Data de Publicação
2022-11-30
 
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