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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2013.tde-26062014-103856
Documento
Autor
Nome completo
Renato da Silveira e Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Sznelwar, Laerte Idal (Presidente)
Abrahão, Júlia Issy
Lancman, Selma
Título em português
Contribuições da ergonomia para projeto de engenharia: utilização de método baseado na observação participante.
Palavras-chave em português
Design de produtos
Engenharia
Ergonomia
Pesquisa participante
Projetos de produtos
Resumo em português
O objetivo desse trabalho é elencar quais são as variáveis centrais das quais depende o conforto de um passageiro em um veículo de transporte de massa de longa distância, ao realizar atividades na posição sentada, tais como ler, comer, dormir, usar notebook, etc.; através de uma pesquisa em busca de conceitos que definam ergonomia e práticas ergonômicas, bem como a construção de parâmetros de conhecimento que sirvam como base para soluções de conforto. Essa pesquisa originou-se de uma demanda da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (EMBRAER) a um grupo de universidades, dentre elas a USP, a partir da qual se constituiu um grupo multidisciplinar buscando aprimorar conhecimentos em várias frentes ligadas ao desenvolvimento de aeronaves. Uma dessas frentes se tornou um pacote de pesquisa na área de ergonomia, tendo sido constituídos grupos de pesquisadores com metodologias e objetivos distintos, porém complementares. Agregando conceitos de fisiologia e cognição, aliados a estudos sobre atividades e rotinas que ocorrem em situações de viagem em meio de transporte de massa de longa distância na posição sentada, investigando a relação entre conforto e o design do interior do veículo, espera-se ampliar o pouco conhecimento existente, até o momento, sobre as motivações presentes para a assunção de determinadas posturas durante as viagens. Partindo-se das motivações para compreender essas posturas e gestos, seria possível compreender quais as necessidades de um passageiro em termos do design do produto interior da aeronave para desempenhar as atividades pretendidas a bordo, com conforto e satisfação. Como para buscar tais respostas é preciso estar inserido no contexto e colocar-se no lugar ocupado pelo outro, esta pesquisa se valeu da Análise Ergonômica da Atividade para penetrar nesse mundo da subjetividade e, como protocolo prático de trabalho, da observação participante, para analisar as principais atividades realizadas por passageiros de aviões durante voos comerciais. Nesta pesquisa, buscou-se dar suporte para que a maioria dos aspectos de interação entre os observadores participantes e as atividades propostas fosse considerada através do protocolo da observação participante, mostrando que é possível que a ergonomia contribua na construção do conhecimento da atividade, permitindo a criação de produtos mais adaptados às necessidades dos usuários, com geração de conforto.
Título em inglês
Contributions of ergonomics for an engineering project: a method based on the participant observation.
Palavras-chave em inglês
Design
Engineering
Ergonomics
Participant research
Project
Resumo em inglês
The aim of this work is to list what are the central variables of which depends on the comfort of a passenger in a vehicle of mass transportation over long distances, to carry out activities in a sitting position, such as reading, eating, sleeping, using notebook, etc., by a research to concepts that define ergonomic and practical ergonomics, as well as the construction of parameters of knowledge to serve as a basis for comfort solutions. This research originated from a demand from Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (EMBRAER) to a group of universities, among which the USP, from what was a multidisciplinary group seeking to improve knowledge on multiple fronts related to aircraft development. One of these fronts has become a package of research in ergonomics, having been constituted groups of researchers with distinguished methodologies and goals, however complementary. By adding concepts of physiology and cognition, combined with studies into activities and routines that occur in cases at travel of means of transport in the sitting position, investigating the relationship between comfort and design of the interior of the vehicle, is expected to expand the little knowledge existing, until now, on the motivations present for taking on certain postures during travel. Starting from to understand the motives for these postures and movements, it would be possible understand which the needs of a passenger in terms of product design - "inside the aircraft" - to perform desired activities onboard with comfort and enjoyment. As to find such answers, must be placed in the context and put yourself in the place occupied by another, this research made use of the Ergonomic Analysis of Activity to penetrate in this world of subjectivity and as a practical protocol, the participant observation, to analyze the main activities undertaken by airline passengers during commercial flights. In this research, aimed to provide support to the most aspects of interaction among participants observers and the proposed activities were considered by participant observation protocol, showing that it is possible that the ergonomics contribute to building the knowledge of activities, allowing building products more suited to the needs of users, generating comfort.
 
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Data de Publicação
2014-07-03
 
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  • BOLIS, I., SZNELWAR, L. I., e SILVA, M. T. O Trabalho de atendente em Atividades Administrativas de um Serviço Ambulatorial: O Serviço e as Relações com Pacientes e Médicos. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso), 2012.
  • SZNELWAR, L. I., SILVA, Márcia Terra da, and MASCIA, Fausto L. Working in public health services in Brazil: The relationship between different rationalities. Applied Ergonomics, 2008, vol. 39, p. 1.
  • SZNELWAR, L. I., e SILVA, L. A. A dimensão usabilidade na concepção de sistemas informatizados. In Seminário Internacional., São Paulo. Seminário Internacional.São Paulo : Editora Plêiade, 1997.
  • SZNELWAR, L. I., et al. Caderno de Atenção Básica: estudos avaliativos ; 3. São Paulo : Centro de Estudos de Cultura Contemporânea, 2006{Volume}.{Serie}
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