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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-25102021-153636
Documento
Autor
Nome completo
Suelen dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Marx, Roberto (Presidente)
Freitas, Jonathan Simões
Gomes, Leonardo Augusto de Vasconcelos
Título em português
Gerenciando o paradoxo organizacional do exploitation e exploration na era de negócios digitais: um estudo de caso na indústria financeira.
Palavras-chave em português
Ambidestria
Indústria financeira
Inovação
Negócios digitais
Resumo em português
Evoluir a estrutura organizacional de uma grande empresa para gerenciar a inovação de forma efetiva é fundamental para gerar valor, mas o suporte empírico sobre o "como" fazer ainda é limitado na literatura e este estudo aborda essa lacuna. Analisa como a estratégia de gestão da inovação em uma empresa incumbente do setor financeiro brasileiro tem contribuído para a criação e manutenção de valor ao negócio. Com base no trabalho de campo, um estudo de caso único elaborado entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, identificamos dois possíveis caminhos: desenvolvimento de estruturas de inovação mais complexas, atuando de forma integrada ao ecossistema e, a criação de uma função organizacional emergente com o mandato para buscar inovações em novas plataformas de negócio, a chamada Função Inovação. Para isso foram empregadas múltiplas fontes de dados: entrevistas semiestruturadas com atores internos e externos, consulta a documentos disponíveis na internet e observação direta.
Título em inglês
Managing the organizational paradox of exploitation and exploration in the digital business era: a case study in the financial industry.
Palavras-chave em inglês
Ambidexterity
Exploitation
Exploration
Innovation
Innovation Function (IF)
Resumo em inglês
Evolving the organizational structure of a large company to manage innovation effectively is fundamental to generating value, but the empirical support on "how" to do it is still limited in the literature and this study addresses this gap. It analyzes how the innovation management strategy in an incumbent company in the Brazilian financial sector has contributed to the creation and maintenance of business value. Based on fieldwork, a single case study prepared between December 2019 and February 2020, we identified two possible paths: development of more complex innovation structures, acting in an integrated way with the ecosystem, and the creation of an emerging organizational function with the mandate to seek innovations in new business platforms, the so-calledInnovation Function. For this purpose, multiple data sources were used: semi-structured interviews with internal and external actors, consultation of documents available on the internet and direct observation.
 
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Data de Publicação
2021-10-26
 
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