• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-25102021-153636
Documento
Autor
Nombre completo
Suelen dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Marx, Roberto (Presidente)
Freitas, Jonathan Simões
Gomes, Leonardo Augusto de Vasconcelos
Título en portugués
Gerenciando o paradoxo organizacional do exploitation e exploration na era de negócios digitais: um estudo de caso na indústria financeira.
Palabras clave en portugués
Ambidestria
Indústria financeira
Inovação
Negócios digitais
Resumen en portugués
Evoluir a estrutura organizacional de uma grande empresa para gerenciar a inovação de forma efetiva é fundamental para gerar valor, mas o suporte empírico sobre o "como" fazer ainda é limitado na literatura e este estudo aborda essa lacuna. Analisa como a estratégia de gestão da inovação em uma empresa incumbente do setor financeiro brasileiro tem contribuído para a criação e manutenção de valor ao negócio. Com base no trabalho de campo, um estudo de caso único elaborado entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, identificamos dois possíveis caminhos: desenvolvimento de estruturas de inovação mais complexas, atuando de forma integrada ao ecossistema e, a criação de uma função organizacional emergente com o mandato para buscar inovações em novas plataformas de negócio, a chamada Função Inovação. Para isso foram empregadas múltiplas fontes de dados: entrevistas semiestruturadas com atores internos e externos, consulta a documentos disponíveis na internet e observação direta.
Título en inglés
Managing the organizational paradox of exploitation and exploration in the digital business era: a case study in the financial industry.
Palabras clave en inglés
Ambidexterity
Exploitation
Exploration
Innovation
Innovation Function (IF)
Resumen en inglés
Evolving the organizational structure of a large company to manage innovation effectively is fundamental to generating value, but the empirical support on "how" to do it is still limited in the literature and this study addresses this gap. It analyzes how the innovation management strategy in an incumbent company in the Brazilian financial sector has contributed to the creation and maintenance of business value. Based on fieldwork, a single case study prepared between December 2019 and February 2020, we identified two possible paths: development of more complex innovation structures, acting in an integrated way with the ecosystem, and the creation of an emerging organizational function with the mandate to seek innovations in new business platforms, the so-calledInnovation Function. For this purpose, multiple data sources were used: semi-structured interviews with internal and external actors, consultation of documents available on the internet and direct observation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-10-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.