• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2022.tde-23012024-085741
Documento
Autor
Nombre completo
Camila Tiome Baba Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Marx, Roberto (Presidente)
Santiago Junior, José Renato Sátiro
Silva, Marcia Terra da
Título en portugués
Proposta de modelo de maturidade da gestão do conhecimento na atenção básica à saúde do Estado de São Paulo.
Palabras clave en portugués
Atenção básica
Gestão do conhecimento
Modelo de maturidade
Saúde
Resumen en portugués
O conceito de Gestão do Conhecimento (GC) na área da saúde diz respeito ao "aproveitamento da sabedoria coletiva dentro de uma organização como um catalisador para aumentar a capacidade de resposta e de inovação". A GC eficaz na Atenção Básica (AB) de saúde pode impactar positivamente na eficiência de ações voltadas para promoção de saúde, o que acarreta na economia de gastos com doenças que precisam de cuidado de longo prazo, como diabetes e hipertensão. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é propor um Modelo para avaliação do grau de Maturidade da GC na AB do estado de São Paulo. Para isso, investigamos o contexto no qual a AB se insere, seu histórico e as especificidades do estado de São Paulo. Estudamos a literatura sobre conhecimento, GC, GC na área da saúde, Modelos de Maturidade e Viabilizadores. Propomos, então, um modelo de maturidade com cinco estágios de maturidade: inicial, replicável, definido, gerenciável e otimizado. Como forma de investigação desse modelo, propomos abordar a infraestrutura organizacional, as tecnologias, cultura e apoio da alta gerência. Para validação do modelo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete profissionais de cinco unidades da AB que trabalham em ações de prevenção de doenças e promoção de saúde. Como principais achados, verificamos que o nível de maturidade da AB é "Replicável", tendo a necessidade de aprimorar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Além disso, destacou-se o importante papel do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) para a criação do conhecimento dentro da equipe. Destacou-se também a interação das unidades de saúde com a rede de saúde da região. Sobre a usabilidade do modelo proposto, notou-se que a abordagem da alta gerência não cumpriu as expectativas. Conclui-se, portanto, que o nível de maturidade da GC na AB do estado de São Paulo é Replicável. Além disso, destaca-se a necessidade de melhorias no uso das TIC. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir para a literatura do tema, bem como sirva de embasamento para a elaboração de políticas públicas.
Título en inglés
Proposal for a maturity model of knowledge management in primary health care in the state of São Paulo.
Palabras clave en inglés
Knowledge management
Maturity model
Primay health care
Resumen en inglés
The concept of Knowledge Management (KM) in the health area concerns the "use of collective wisdom within an organization as a catalyst to increase the capacity for response and innovation". Effective KM in Primary Health Care (PHC) can have a positive impact on the efficiency of actions aimed at health promotion, which results in savings in expenses with diseases that need long-term care, such as diabetes and hypertension. In this sense, the objective of this work is to propose a Model to assess the degree of Maturity of KM in PHC in the state of São Paulo. For that, we investigated the context in which PHC is inserted, its history and the specificities of the state of São Paulo. We studied the literature on knowledge, KM, KM in the health area, Maturity Models and Enablers. We then propose a maturity model with five stages of maturity: initial, replicable, defined, manageable and optimized. As a way of investigating this model, we propose to address the organizational infrastructure, technologies, culture and support from top management. To validate the model, semi-structured interviews were conducted with seven professionals from five PHC units who work on disease prevention and health promotion actions. As main findings, we found that the level of maturity of AB is "Replicable", with the need to improve the use of Information and Communication Technologies (ICT). In addition, the important role of the Family Health Support Center (NASF) for the creation of knowledge within the team was highlighted. The interaction between the health units and the health network in the region was also highlighted. Regarding the usability of the proposed model, it was noted that the top management approach did not meet expectations. It is concluded, therefore, that the level of maturity of KM in PHC in the state of São Paulo is "Replicable". In addition, there is a need for improvements in the use of ICT. It is hoped that the present work can contribute to the literature on the subject, as well as serve as a basis for the elaboration of public policies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-01-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.