• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
George Felipe Bond Jäger
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Laurindo, Fernando José Barbin (Presidente)
Bagno, Raoni Barros
Mattos, Cláudia Aparecida de
Pessoa, Marcelo Schneck de Paula
Rego, Erik Eduardo
Título em português
Utilizando a inteligência competitiva para interpretar o ambiente: um estudo baseado nos recursos das empresas.
Palavras-chave em português
Empresas
Estudo de caso
Inteligência competitiva
Negócios
Resumo em português
Nos últimos dez anos as empresas têm cada vez mais investido na aquisição de equipamentos para aumentar a capacidade de captura e armazenamento de dados com o objetivo de garantir um desempenho superior ao dos concorrentes. Por outro lado, diversas empresas conseguem desempenho superior sem a realização de investimentos pesados em TI. Esta tese tem como objetivo investigar como as empresas, a partir de práticas de inteligência competitiva, conseguem criar e sustentar uma vantagem competitiva no mercado em que atua. Para isso, foram realizados oito estudos de caso em diferentes indústrias, foram entrevistadas pessoas desde analistas até vice-presidentes de multinacionais com atuação global. O trabalho utilizou como suporte a visão baseada em recursos, ferramentas de análise estratégica e a inteligência competitiva. Como resultados foi possível identificar que apenas o investimento em ativos computacionais não é suficiente para se ter práticas de inteligência competitiva, por outro lado, as empresas que conseguiram desenvolver tais práticas conseguiram criar uma vantagem competitiva no mercado.
Título em inglês
Using competitive intelligence to interpret the environment: a study based on enterprises resources.
Palavras-chave em inglês
Business strategy
Case study
Competitive advantage
Resources
Resumo em inglês
In the last ten years companies have increasingly invested in the acquisition of equipment to increase the capacity of data capture and storage in order to guarantee a performance superior to that of competitors. On the other hand, several companies achieve superior performance without making heavy investments in IT. This thesis aims to investigate how companies, based on practices of competitive intelligence, can create and sustain a competitive advantage in the market in which it operates. For this, eight case studies were carried out in different industries, people were interviewed from analysts to vice-presidents of multinationals with global performance. The study used resource-based view, strategic analysis tools and competitive intelligence as support. As results it was possible to identify that only investment in computational assets is not enough to have competitive intelligence practices, on the other hand, companies that have been able to develop such practices have managed to create a competitive advantage in the market.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-10-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.