Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2006.tde-22042007-123151
Document
Auteur
Nom complet
André Luiz Presende Trindade
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Pessôa, Marcelo Schneck de Paula (Président)
Laurindo, Fernando José Barbin
Maggiolini, Piercarlo
Nakano, Davi Noboru
Tavares, Edval da Silva
Titre en portugais
Uma contribuição para o entendimento do papel da ensinagem na preservação do conhecimento em ambientes de fábrica de software.
Mots-clés en portugais
Conhecimento
Ensinagem
Fábrica de software
Gestão do conhecimento
Preservação do conhecimento
Resumé en portugais
O encadeamento de conceitos representados por conhecimento, sua gestão e, contida nesta, sua preservação representa um tema instigante, visto que, por questões de competitividade mercadológica, tem sido transformado em recurso estratégico e, tornado corporativo, um ativo indispensável à produtividade. Quando pensado no ramo da produção de software, com a necessária adequação de escalabilidade a um tipo diferenciado de manufatura, alicerçada em produção criativa em uma extensão maior do que o percebido por outros ramos, e que necessita da engenharia e sua padronização para romper fronteiras do amadorismo, torna-se mais instigante ainda, a ponto de ser tomado como tema para uma pesquisa. Este trabalho procura abranger questões de importância para organizações, principalmente as que caracterizam-se como empresas voltadas à fabricação de software, trabalhando suas definições e as de seus processos produtivos e focando os papéis que desempenham o conhecimento e o duo-processo ensinagem-aprendizagem para suas administrações, visando permitir estruturação e gestão de saberes, competências e habilidades. A pesquisa buscou a observância de um modelo conceitual, extraído de literatura formal e experiência docente, e a verificação de sua aplicabilidade e aderência em ambientes reais de produção de software sob conceito de fábrica. Foram selecionadas algumas empresas detentoras de certificações de qualidade, que lhes garante respeito a padrões e formalismos, para experimentar o modelo que propõe servir a iniciativas de preservação do conhecimento.
Titre en anglais
A contribution to understanding the role of teaching at the knowledge preservation on software factory environment.
Mots-clés en anglais
Knowledge
Knowledge management
Knowledge preservation
Software factory
Teaching
Resumé en anglais
The linkage of concepts represented by knowledge, its management and its preservation (preservation contained in management) represents an encouraging theme because it has been transformed in a strategic resource and an indispensable asset to productivity, by matters of market competitiveness. When considering the branch of the software production, with the necessary scalability adaptation to a differentiated type of manufacture, based on creative production in a larger extension than noticed by other branches, and that needs the engineering and standardization to break borders of amateurism, it becomes even exciting to the point of being taken as a theme for research. This work aims at including subjects of importance for organizations, mainly the ones that are characterized as software production companies, working with definitions and productive processes and focusing on the roles that carry out the knowledge and the teaching-learning duo-process for the improvement of their administrations, seeking to allow structuring and administration knowledge, competences and abilities. The research looked for the observance of a conceptual model, extracted from formal literature and educational experience, and the verification of its applicability and adherence in real atmospheres of software production from a factory concept. Some qualified companies that guarantee respect to patterns and formalisms were selected to try the model that intends to serve to initiatives of preservation of knowledge.
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-04-23
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées
cliquant ici.