• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2021.tde-21112023-084308
Documento
Autor
Nombre completo
Frederico César de Vasconcelos Gomes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Salerno, Mario Sergio (Presidente)
Barbosa, Ana Paula Franco Paes Leme
Boas, Eduardo Pinto Vilas
Freitas, Jonathan Simoes
Morais, Isabela Carvalho de
Título en portugués
O processo de percepção de incertezas dos empreendedores de startups e suas heurísticas.
Palabras clave en portugués
Cocid-19
Empreendedorismo
Heurística
Pandemias
Percepção de incertezas
Startup
Resumen en portugués
O tema desta tese é a percepção de incertezas no julgamento do empreendedor na ação empreendedora. Apesar de existir uma vasta literatura sobre gestão de incertezas e julgamento empreendedor sob incerteza, surpreendentemente, há pouco conhecimento sobre como os empreendedores percebem as incertezas. Por percepção de incertezas nós definimos o ato de reconhecer a existência de uma dada incerteza no processo de uma decisão empreendedora. O objetivo deste trabalho é diminuir esta lacuna, abordando a seguinte pergunta de pesquisa: como os empreendedores de startups percebem as incertezas? Para respondê-la, nós adotamos uma abordagem metodológica de pesquisa híbrida, combinando revisão da literatura e pesquisa baseada em entrevistas. Cientes do viés retrospectivo existente em pesquisas qualitativas baseadas em entrevistas, como a nossa, tentamos mitigá-lo investigando as incertezas que os empreendedores de startup estavam vivenciando no momento presente da entrevista. Para isso, utilizamos a janela de oportunidade oferecida pelo contexto da covid-19, que nos proporcionou observar as incertezas que os nossos informantes estavam percebendo no momento em que estavam sendo entrevistados. Do ponto de vista conceitual, nós abordamos o problema de pesquisa por meio da perspectiva das heurísticas. Consideramos heurísticas de percepção de incertezas regras simples, ou atalhos cognitivos, para direcionar atenção do empreendedor para aspectos relevantes do negócio nos quais eventualmente podem existir incertezas. Selecionamos para comporem a nossa amostra empreendedores e empreendedoras de startups pela natureza mais incerta de seus negócios. Durante os meses de abril a maio de 2020, início da pandemia da covid-19 no Brasil, entrevistamos 72 empreendedores(as). Utilizamos o método interpretativista de Gioia para identificar construtos relacionados à percepção de incertezas. Ao investigarmos as perguntas que os(as) empreendedores(as) de startups estavam elaborando sobre o futuro de seu negócio e para as quais desconheciam (ou não tinham) as respostas, ou seja, suas incertezas, descobrimos as heurísticas que eles(as) utilizam para percebê-las. Este trabalho faz duas contribuições importantes: a primeira, a proposição de um framework teórico que explica e que descreve o processo de percepção de incertezas do(a) empreendedor(a) e a segunda: promover, por meio das heurísticas de delimitação, exploração, reconhecimento e seleção, a discussão das incertezas na perspectiva dos indivíduos. Argumentamos, ao descrever o processo de percepção de incertezas, que ele deve ser melhor compreendido por ser uma etapa crítica da ação empreendedora por afetar o desempenho do julgamento e da decisão do empreendedor ao gerenciar as suas incertezas.
Título en inglés
The uncertainty perception process of startup entrepreneurs and their heuristics.
Palabras clave en inglés
Covid-19
Entrepreneurial Action
Heuristic
Pandemic
Perception
Startup
Uncertainty
Uncertainty perception
Resumen en inglés
The theme of this dissertation is the perception of uncertainties in the entrepreneur's judgment in the entrepreneurial action. Although there is a vast literature on uncertainty management and entrepreneurial judgment under uncertainty, surprisingly, there is little knowledge about how entrepreneurs perceive uncertainty. By perception of uncertainties we define the act of recognizing the existence of a given uncertainty in the process of an entrepreneurial decision. The objective of this work is to reduce this gap, addressing the following research question: how do startup entrepreneurs perceive uncertainties? To answer this question, we adopted a hybrid research methodological approach, combining literature review and interview-based research. Aware of the retrospective bias existing in qualitative research based on interviews, such as ours, we tried to mitigate it by investigating the uncertainties that startup entrepreneurs were experiencing in the present moment of the interview. For this purpose, we used the window of opportunity offered by the Covid-19 context, which allowed us to observe the uncertainties that our informants were noticing at the time they were being interviewed. From a conceptual point of view, we approach the research problem through the perspective of heuristics. We consider uncertainty perception heuristics as simple rules, or cognitive shortcuts, to direct the entrepreneur's attention to relevant aspects of the business in which uncertainties may eventually exist. To be part of our sample, we selected entrepreneurs of startups because of the uncertain nature of their business. During the months of April and May 2020, the beginning of the Covid-19 pandemic in Brazil, we interviewed 72 entrepreneurs. We used Gioia's interpretive method to identify constructs related to the perception of uncertainty. By investigating the questions that startup entrepreneurs were asking about the future of their businesses, to which they were unaware (or had no answers), i.e. their uncertainties, we discovered the heuristics that they use ito perceive them. This research makes two important contributions: first, the proposition of a theoretical framework that explains and describes the process of perception of uncertainties by the entrepreneur; second, the promotion, through the heuristics of delimitation, exploration, recognition and from the perspective of individuals. In our description of the uncertainty perception process, we argue that it should be better understood as a critical stage of entrepreneurial action since it affects the performance of the entrepreneurs' judgment and decision when managing their uncertainties.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-11-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.