• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-15032021-162550
Document
Auteur
Nom complet
Lorenna Fernandes Leal
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Zancul, Eduardo de Senzi (Président)
Lopes, Roseli de Deus
Valente, Carlos Magno de Oliveira
Titre en portugais
Implementação de uma fábrica de aprendizagem com foco em indústria 4.0: estudo de caso Fábrica do Futuro USP
Mots-clés en portugais
Aprendizagem
Ensino de engenharia
Indústria 4.0
Revolução industrial
Transferência de tecnologia
Resumé en portugais
A Indústria 4.0 promete ganhos de eficiência e qualidade, redução de tempos de desenvolvimento de novos produtos, enquanto possibilita maior flexibilidade e geração de novos modelos de negócio. A chamada 4ª Revolução Industrial tem como base a combinação de tecnologias já existentes de maneira inovadora, e ainda se apresenta em fase de desenvolvimento. Essa transformação aumenta a complexidade das operações de produção e demanda ainda a capacitação de mão de obra, bem como a transferência de tecnologia para a indústria e a demonstração de seus potenciais de aplicação. Nesse sentido, as Fábricas de Aprendizagem se apresentam como ambientes propícios ao desenvolvimento de tecnologia, suas aplicações, e transferência para indústria, bem como para a capacitação de mão de obra para a Indústria 4.0. Contudo, as Fábricas de Aprendizagem ainda se localizam principalmente em países desenvolvidos, concentradas majoritariamente no continente europeu, carecendo assim de exemplos de sua aplicação em ambientes distintos. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a implementação de uma Fábrica de Aprendizagem com foco em Indústria 4.0, por meio de um estudo de caso na Fábrica do Futuro, localizada no Centro de Inovação da USP (InovaUSP). Os resultados obtidos indicam a possibilidade de implementação de uma Fábrica de Aprendizagem em fases, nas quais recursos humanos e financeiros, operação e aplicação de ensino evoluem gradativamente, e cada fase contribui para a viabilização da fase seguinte.
Titre en anglais
Implementation of a learning factory with focus on industry 4.0: case study of Fábrica do Futuro USP.
Mots-clés en anglais
4th industrial revolution
Engineering teaching
Industry 4.0
Learning factory
Technology transfer
Resumé en anglais
Industry 4.0 promises efficiency and quality improvements, reduced time to market for new products, while allowing greater flexibility and the generation of new business models. The so-called 4th Industrial Revolution is based on the combination of already existing technologies in an innovative way, and is still being developed. This transformation increases the complexity of production operations and also demands the training of labor, as well as technology transfer to industry and the demonstration of its application potentials. In this sense, Learning Factories present themselves as environments with potential to the development and application of technology, as well as training and education for Industry 4.0 and research. However, Learning Factories are still located mainly in developed countries, mainly concentrated in the European continent, thus lacking examples of their application in different environments. Therefore, the present work aims to analyze the implementation of a Learning Factory with focus on Industry 4.0, through a case study at the Factory of the Future, located at the USP Innovation Center (InovaUSP). The results obtained indicate the possibility of implementing a Learning Factory in phases, in which human and financial resources, operation and application of teaching gradually evolve, and each phase contributes to the feasibility of the next phase.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-03-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.