• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-15032021-162550
Documento
Autor
Nombre completo
Lorenna Fernandes Leal
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Zancul, Eduardo de Senzi (Presidente)
Lopes, Roseli de Deus
Valente, Carlos Magno de Oliveira
Título en portugués
Implementação de uma fábrica de aprendizagem com foco em indústria 4.0: estudo de caso Fábrica do Futuro USP
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Ensino de engenharia
Indústria 4.0
Revolução industrial
Transferência de tecnologia
Resumen en portugués
A Indústria 4.0 promete ganhos de eficiência e qualidade, redução de tempos de desenvolvimento de novos produtos, enquanto possibilita maior flexibilidade e geração de novos modelos de negócio. A chamada 4ª Revolução Industrial tem como base a combinação de tecnologias já existentes de maneira inovadora, e ainda se apresenta em fase de desenvolvimento. Essa transformação aumenta a complexidade das operações de produção e demanda ainda a capacitação de mão de obra, bem como a transferência de tecnologia para a indústria e a demonstração de seus potenciais de aplicação. Nesse sentido, as Fábricas de Aprendizagem se apresentam como ambientes propícios ao desenvolvimento de tecnologia, suas aplicações, e transferência para indústria, bem como para a capacitação de mão de obra para a Indústria 4.0. Contudo, as Fábricas de Aprendizagem ainda se localizam principalmente em países desenvolvidos, concentradas majoritariamente no continente europeu, carecendo assim de exemplos de sua aplicação em ambientes distintos. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a implementação de uma Fábrica de Aprendizagem com foco em Indústria 4.0, por meio de um estudo de caso na Fábrica do Futuro, localizada no Centro de Inovação da USP (InovaUSP). Os resultados obtidos indicam a possibilidade de implementação de uma Fábrica de Aprendizagem em fases, nas quais recursos humanos e financeiros, operação e aplicação de ensino evoluem gradativamente, e cada fase contribui para a viabilização da fase seguinte.
Título en inglés
Implementation of a learning factory with focus on industry 4.0: case study of Fábrica do Futuro USP.
Palabras clave en inglés
4th industrial revolution
Engineering teaching
Industry 4.0
Learning factory
Technology transfer
Resumen en inglés
Industry 4.0 promises efficiency and quality improvements, reduced time to market for new products, while allowing greater flexibility and the generation of new business models. The so-called 4th Industrial Revolution is based on the combination of already existing technologies in an innovative way, and is still being developed. This transformation increases the complexity of production operations and also demands the training of labor, as well as technology transfer to industry and the demonstration of its application potentials. In this sense, Learning Factories present themselves as environments with potential to the development and application of technology, as well as training and education for Industry 4.0 and research. However, Learning Factories are still located mainly in developed countries, mainly concentrated in the European continent, thus lacking examples of their application in different environments. Therefore, the present work aims to analyze the implementation of a Learning Factory with focus on Industry 4.0, through a case study at the Factory of the Future, located at the USP Innovation Center (InovaUSP). The results obtained indicate the possibility of implementing a Learning Factory in phases, in which human and financial resources, operation and application of teaching gradually evolve, and each phase contributes to the feasibility of the next phase.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.