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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-13042021-094456
Document
Author
Full name
Alexandre Avelino Cardoso
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2005
Supervisor
Committee
Miyake, Dario Ikuo (President)
Lima, Paulo Corrêa
Rotondaro, Roberto Gilioli
Title in Portuguese
A interface entre vendas e manufatura: uma análise da relação operacional.
Keywords in Portuguese
Interface
Manufatura
Vendas
Abstract in Portuguese
O objetivo desta obra é o desenvolvimento de um estudo sobre a interface Operacional e Tática entre as funções de Vendas e de Manufatura. A relação entre Vendas e Manufatura vem sendo objeto de estudos no campo da pesquisa desde a década de 70, porém os estudos existentes abordam, em sua maioria, os aspectos estratégicos desta relação. O presente trabalho se concentra nas esferas operacionais e táticas da relação entre Vendas e Manufatura. Este trabalho encontra-se dividido em três partes. Na primeira, é realizado um estudo que mostra como a interface entre as funções ocorre desde o nível estratégico até o operacional. Na segunda, é efetuada uma pesquisa da literatura que aborda os pontos de conflito existentes nesta relação, bem como as prováveis causas identificadas por pesquisadores que realizaram estudos na área em questão. Neste ponto, são identificados quais são os fatores que caracterizam a relação tática e operacional entre as funções de Vendas e Manufatura. Na terceira, é apresentada uma pesquisa de campo realizada com uma amostra de empresas que atuam no setor de varejo, onde se busca apurar quais são os fatores que compõe esta relação, seus problemas, e iniciativas de melhoria que estas empresas estão realizando. Esta pesquisa aponta na conclusão quais são os fatores que influenciam a relação entre Vendas e Manufatura, bem como possíveis soluções que estão sendo adotadas pelas empresas em questão.
Title in English
The interface betwqeen sales and manufacturing: an analysis of the operational relationship.
Keywords in English
Interface between sales and manufacturing
Operational relationship
Tactical and operational planning.
Abstract in English
The main purpose of this work is to develop a study on the Tactical and Operational interface between Sales and Manufacturing functions. The relationship between Sales and Manufacturing was object of studies in research since 70'decade, but the absolute majority explain about strategic aspects of this relationship. The present work will be concentrate on tactical and operational spheres of the Sales and Manufacturing relationship. This work is divided in three parts. The first parts present a study that shows how the interface between that functions work since the strategic level to operational level. On the second part, a research about the literature that explore the conflict that exist between Sales and Manufacturing relationship, as well as the probably causes identified by the researchers that realize studies in this area. At this point, the factors that characterize the tactical and operational relationship between Sales and Manufacturing functions. On the third part, a field research was conducted, gathering a sample of companies that supply the retail trade. The main objective of this research is try to identify which factors have influence into Sales and Manufacturing relationship, as well as solutions that this companies are applying to improve this relationship.
 
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Publishing Date
2021-04-13
 
WARNING: The material described below relates to works resulting from this thesis or dissertation. The contents of these works are the author's responsibility.
  • CARDOSO, Alexandre Avelino, e MIYAKE, D. I. Integração entre as funções de produção e PCP pela promoção do sistema puxado. In XI Simpósio de Engenharia de Produção, Bauru, 2004. Bauru : Departamento de Engenharia de Produção da UNESP, 2004. Dispon?vel em: http://www.simpep.feb.unesp.br/.
  • CARDOSO, Alexandre Avelino, e MIYAKE, D. I. Integração entre manufatura e vendas pela promoção do fluxo puxado. In VII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, São Paulo, 2004. São Paulo, 2004.
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