• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2023.tde-12092023-074354
Documento
Autor
Nombre completo
Aline de Fátima Soares Borges
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Laurindo, Fernando José Barbin (Presidente)
Mattos, Cláudia Aparecida de
Seller, Michel Lens
Sichman, Jaime Simão
Spinola, Mauro de Mesquita
Título en portugués
Uso estratégico da inteligência artificial nas organizações.
Palabras clave en portugués
Aprendizado computacional
Estratégia digital de negócios
Inteligência artificial
Resumen en portugués
Tendo em vista o potencial da inteligência artificial (IA) de causar ruptura em ecossistemas e contextos organizacionais e a escassez de estudos empíricos que contribuam na compreensão da influência da IA na geração de valor para o negócio, o objetivo desta tese foi investigar, compreender, identificar e apresentar os mecanismos de geração de valor para o negócio com a utilização de tecnologias de IA. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, fundamentada em um arcabouço teórico construído a partir de uma revisão de literatura, com estudos de caso múltiplos em empresas selecionadas pelo método de amostragem teórica. A amostra foi composta por empresas pertencentes a diferentes segmentos da indústria, que utilizam IA de modo estratégico e possuem alta intensidade de informação nos processos, serviços e produtos. Os resultados da pesquisa indicaram que os mecanismos de orquestração dinâmica de recursos que formam a capacidade da IA são relevantes para que as organizações lidem com os desafios relacionados ao uso da IA em ambientes produtivos e aproveitem no potencial positivo dessas tecnologias na geração de valor para o negócio. Os resultados também evidenciaram que as empresas planejam e executam estratégias digitais de negócio, em um fenômeno que envolve os níveis estratégico, tático e operacional, abrangendo modificações tecnológicas e organizacionais com impactos em infraestrutura e em processos. Assim, esta tese contribui com uma consolidação conceitual e teórica sobre o papel estratégico da inteligência artificial em cenários empresariais e traz diversas perspectivas, de forma teórica e empírica, sobre uso da IA com influência positiva no valor gerado para o negócio.
Título en inglés
Strategic use of artificial intelligence in organizations.
Palabras clave en inglés
Artificial intelligence
Deep learning
Digital business strategy
Information technology
Machine learning
Resumen en inglés
Considering the potential of artificial intelligence (AI) to disrupt ecosystems and organizational contexts and the scarcity of empirical studies that contribute to understanding the influence of AI in generating business value, the objective of this thesis was to investigate, understand, identify, and present the mechanisms for generating business value with the use of AI technologies. This research was performed with a qualitative approach, based on a theoretical framework built from literature review, with multiple case studies in companies selected by the theoretical sampling method. The sample was taken from different industry segments of companies which use AI strategically and have high information intensity in processes, services, and products. The sample for this study was selected from different industry segments, specifically focusing on companies that strategically use AI and exhibit a high level of information intensity across their processes, services, and products. The research results indicated that the dynamic resource orchestration mechanisms that form the AI capability are relevant for organizations to deal with the challenges related to the use of AI in productive environments and to take advantage of the positive potential of these technologies in generating value for business. The results also showed that companies plan and execute digital business strategies, in a phenomenon that involves strategic, tactical, and operational levels, covering technological and organizational changes with impacts on infrastructure and processes. Thus, this thesis contributes to the advancement of conceptual and theoretical consolidation on the strategic role of artificial intelligence in business scenarios and brings different perspectives, theoretically and empirically, on the use of AI with a positive influence on the value generated for business.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.