• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Felipe Canella Barros Pignanelli
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Laurindo, Fernando José Barbin (Presidente)
Massote, Alexandre Augusto
Oliveira, Claudio Luis Cruz de
Título em português
O alinhamento estratégico entre a área de TI e a área de Shopper Marketing de empresas de bens de consumo.
Palavras-chave em português
Alinhamento estratégico
Estratégia organizacional
Marketing estratégico
Psicologia do consumidor
Tecnologia da Informação
Varejo
Resumo em português
O mercado consumidor enseja acirrada competição entre as empresas de bens de consumo nos dias atuais. O grande número de fabricantes inserido no mercado, somado ao grande número de marcas, categorias e subcategorias de produtos faz com que cresça a necessidade da área de Trade Marketing em desenvolver estratégias cada vez mais focadas e específicas para cada canal de distribuição (lojas/varejo). Dessa forma, surge a área de Shopper Marketing com o intuito de proporcionar entendimento do comprador (shopper) de cada canal, compreendendo e desenvolvendo estratégias, por intermédio das pesquisas de shopper, associadas à experiência de compra. Nesse sentido, são considerados os aspectos emocionais relacionados ao momento da compra, e à Jornada de Compra (Path to Purchase) desse shopper. A criação de Conhecimento Organizacional e as inovações provenientes da Tecnologia da Informação são posicionadas como pilares importantes para a difusão do conhecimento desenvolvido na área de Shopper Marketing para toda a organização, potencializado pelo devido alinhamento estratégico entre as áreas e a alta gestão das empresas. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender como as áreas de Shopper Marketing das organizações estão alinhadas estrategicamente com a área de TI e alta gestão do negócio para a criação de conhecimento organizacional estratégico.
Título em inglês
The strategic alignment between IT and Shopper Marketing areas of consumer goods companies.
Palavras-chave em inglês
Information technology (IT)
Shopper marketing
Strategic alignment
Resumo em inglês
The consumer market entails a fierce competition among consumer goods companies nowadays. The large number of manufacturers, linked to the large number of brands, categories and subcategories of products, increases the necessity of the Trade Marketing's area to develop increasingly focused and specific strategies for each distribution channel (stores / retail). Under this line of perspective, the Shopper Marketing's area arises with the purpose of providing understanding of the buyer (shopper) of each channel, understanding and developing strategies, through shopper surveys, associated with the experience of these shoppers, apart of considering the emotional aspects at the time of purchase and the Path to Purchase of them. Knowledge creation and innovation provided for Information Technology appears as important pillars for the dissemination of the knowledge developed in the Shopper Marketing area for the whole organization, providing due strategic alignment between the areas and the top managers of the companies. Thus, the present work aims to understand how the Shopper Marketing areas of these organizations are strategically aligned with the IT and the top business management for strategic organizational knowledge creation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-09-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.