Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2019.tde-10072024-072952
Documento
Autor
Nome completo
Aline Sacchi Homrich
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Marly Monteiro de (Presidente)
Hourneaux Junior, Flávio
Miguel, Paulo Augusto Cauchick
Nadae, Jeniffer de
Pigosso, Daniela Cristina Antelmi
Título em português
Sistemas Produto Serviço e Ciclos Técnicos de Economia Circular - desdobramento do ecossistema de negócio sob a ótica do ciclo de vida e digitalização.
Palavras-chave em português
Ciclo de vida
Digitalização
Economia circular
Sistema Produto Serviço (PSS)
Sustentabilidade
Resumo em português
Sistema Produto Serviço é indiscutivelmente considerado um modelo de negócio mais competitivo, devido a sua proposta de oferecer soluções integradas aos clientes (produto mais serviço), culminando na desmaterialização das ofertas. Neste trabalho os ciclos técnicos de economia circular são considerados proxy de sustentabilidade devido à objetividade de seu direcionamento econômico e ambiental sob a perspectiva empresarial do modelo de negócio. Entretanto, a conexão entre estes temas na literatura acadêmica ainda é tênue, apesar do grande potencial de integração. Adicionado a isso, o fator moderador da digitalização e do pensamento de ciclo de vida são variáveis que apesar de pouco pesquisadas são fundamentais para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio dentro de uma perspectiva de interdependência dos múltiplos stakeholders, ou seja no ecossistema de negócio. Para esta análise, o ambiente de healthcare e de agricultura foi selecionado devido a sua importância, complexidade e baixo número de publicações sobre o assunto. Assim, o objetivo geral da tese é propor um framework para integração dos ciclos técnicos da economia circular no ecossistema de negócio de sistemas produto serviço. Mais especificamente, a pesquisa busca: (i) analisar como a integração de ciclos técnicos de economia circular pode colaborar em ofertas de PSS; (ii) analisar o efeito moderador da digitalização e do pensamento sobre o ciclo de vida na entrega de PSS; e (iii) identificar no ecossistema de negócios de healthcare e agricultural os fatores contextuais que afetam as configurações do PSS. Para isso, a primeira fase da tese inclui um quadro teórico inicial, obtido por meio de revisão sistemática da literatura (artigo 1) e estudo de caso exploratório (artigo 2). Em seguida, a segunda fase aborda a definição do framework conceitual através de uma pesquisa aprofundada conectando as lacunas de pesquisa e temas sub explorados identificados na fase inicial (artigo 3). Finalmente, a terceira fase exploratória, alinha as proposições das fases anteriores dentro do universo de ecossistema de negócio de healthcare (artigos 4 e 5). Com isso, a pesquisa sugere que os resultados relacionados à sustentabilidade no setor de healthcare são altamente dependentes do contexto em que o negócio está inserido e que a sua orquestração ainda está longe de ser conduzida para o principal usuário do ecossistema, o paciente.
Título em inglês
Product Service Systems and Circular Economy Technical Cycles: unfolding business ecosystem through life cycle thinking and digitalization lenses.
Palavras-chave em inglês
Circular economy (CE)
Digitalization
Lifecycle thinking
Product Service Systems (PSS)
Sustainability
Resumo em inglês
Product Service System is arguably considered a more competitive business model due to its proposal to offer integrated solutions to customers (product plus service), towards dematerialization of offerings. In addition, for years the sustainable character of Product Service Systems has been discussed and its environmental, social, and economic development has been the result of countless research. In this work, the concept of the circular economy, specialy the circular economy technical cycles are considered a proxy to sustainability.Its dissemination is relatively recent and has drawn attention to the objectivity of its economic and environmental business perspective. However, the connection between these themes in the academic literature is still weak, despite the great potential of integration of these concepts. In addition, the moderating factor of digitization and life cycle thinking are fundamental variables for the development of new business opportunities within a perspective of interdependence between the multiple stakeholders, i.e. in the business ecosystem. For this analysis, healthcare and agricultural environment was selected due to its importance, complexity and under exploration. Thus, the general objective of the thesis is to propose a framework for the integration of circular economy technical cycles in the business ecosystem of product service systems. More specifically, the research seeks to: (i) analyze how the integration of circular economy technical cycles into PSS offerings can contribute to more sustainability-related outcomes; (ii) analyze the moderating effect of digitization and life cycle thinking on delivering PSS; and (iii) identify in the healthcare business ecosystem the contextual factors that affect PSS settings. For this, the first phase of the thesis includes the initial theoretical framework, obtained through systematic literature review (paper 1) and exploratory case study (paper 2). Then, the second phase addresses the definition of the conceptual framework through in-depth research connecting the research gaps identified in the previous phase (paper 3). Finally, the third phase relates to an exploratory field research, aligned with the propositions of the previous phases within the healthcare business ecosystem universe (papers 4 and 5). Thus, this research results suggests that outcomes in the healthcare sector are highly dependent on the context and that its orchestration is still far from being conducted for the primary user of the ecosystem, the patient.
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Data de Publicação
2024-07-11