• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2000.tde-08122006-173436
Documento
Autor
Nome completo
Clovis Eduardo Nunes Hegedus
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Brunstein, Israel (Presidente)
Ferreira, Jose Joaquim do Amaral
Gozzi, Sergio
Título em português
A Compreensão da percepção da qualidade pelo consumidor como base para a definição de estratégias pelas empresas e suas cadeias de fornecimento.
Palavras-chave em português
Cadeias de fornecimento
Comportamento do consumidor
Consumidor
Estratégia
Ferramentas da qualidade
Pesquisa de consumidores
QFD
Qualidade
Resumo em português
Discute-se a necessidade de entendimento dos anseios e expectativas do consumidor, lembrando que é importante para a empresa a compreensão desses anseios. A cadeia de fornecimento é analisada e como todos os seus participantes devem colaborar para a satisfação do consumidor final É analisado o comportamento do consumidor, sua percepção da qualidade de produtos e serviços, além de algumas características da motivação que leva à compra e os ganhos que a empresa tem com a fidelização do consumidor. O trabalho destaca algumas ferramentas da qualidade para compreender as necessidades do consumidor, como o uso do PDPC e de uma tabela proposta para análise de riscos dos pontos colocados, mas principalmente utilizando-se o QFD - quality function deployment, e então se procura compreender e traduzir esses anseios em especificações técnicas ou características da qualidade, que servirão para elaboração dos documentos de processo e produção, ou então de execução de serviços. É estudado se as empresas utilizam estratégias claras para a compreender o consumidor e quais seriam algumas delas. Conhecida a importância do melhor entendimento e tradução dos anseios e expectativas do consumidor, são abordadas algumas metodologias de questionários de pesquisa da voz do consumidor e dos cuidados a serem tomados quando destas pesquisas.
Título em inglês
The comprehension of quality perception by the consumer as base for companies strategies definition and their supply chains.
Palavras-chave em inglês
Consume
Consumer behavior
Consumer research
QFD
Quality
Quality tools
Strategy
Supply chain
Resumo em inglês
The paper discusses how to understand customer hopes and needs, reminding their importance to the company. The supply chain is discussed and how their partners should cooperate to ensure the end customer pleasure. It is also studied the consumer behavior, their products and services quality perception, besides some purchase motivation that brings earns for the company whenever the customer loyalty comes up. It is also discussed some tools to understand the customer needs, as PDPC - Process decision program chart - and a proposed risk table analysis, with a focus on QFD - Quality function deployment. We try to understand and translate such needs into technical specifications or technical responses. Such responses will be the support to all production and process procedures, as well as services operation methods. Consumer perception companies strategies are also focused as well as which could be used. As soon as it is understood the consumer hopes and needs importance and translation to technical specifications, some customer surveys methodologies are discussed as well as concerns about their results.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2006-12-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.