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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2021.tde-08042021-095621
Document
Author
Full name
Helene Sabbagh Haddad
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2021
Supervisor
Committee
Berssaneti, Fernando Tobal (President)
Masiero, Bruno Sanches
Vieira Junior, Milton
 
Title in Portuguese
Sucesso no desenvolvimento de novos produtos na perspectiva do gerenciamento de portfólio.
Keywords in Portuguese
Administração de risco
Desenvolvimento de produtos
Gestão de projetos
Portfólios (Gerenciamento)
Abstract in Portuguese
Essa pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre as variáveis de entrada (organizacionais ou especificas dos projetos) na obtenção do cumprimento de prazos, de escopo e previsão de vendas para projetos de desenvolvimento de novos produtos com equipes geograficamente distribuídas ou não. Estas relações foram analisadas primeiramente através da revisão de literatura e análise de conteúdo, utilizando dois dos principais bancos de dados de publicações acadêmicas (Web of Science e Scopus), destacando os focos de pesquisa e as lacunas relacionadas. Foram analisados 90 estudos envolvendo desenvolvimento de produtos, gestão de projetos, gerenciamento de portfólio, gestão de risco, e análise de desempenho e sucesso, para assim obter lacunas existentes na literatura. Com a identificação das lacunas, formularam-se hipóteses e, por inferência, testou-se a ocorrência dos fenômenos identificando os problemas existentes em uma empresa e sua intersecção com a literatura, respondendo a seguinte questão de pesquisa: "quais variáveis (organizacionais ou especificas do projeto) impactam o sucesso dos projetos de desenvolvimento de novos produtos em que as equipes estão geograficamente distribuídas?". Espera-se que essa correlação permita medir a melhoria no desempenho de uma empresa no setor de alimentos pelo uso da prática de gestão de portfólio. As relações foram avaliadas por meio de ferramentas estatísticas, através do teste de regressão logística nominal e binária, entre as variáveis de entrada e as variáveis de saída, a qual permitiu identificar a relação entre elas. Foram analisados 195 projetos e os resultados demonstraram relações significantes para os fatores críticos de sucesso em gerenciamento de projetos em função da conformidade com o cronograma (tempo), atendimento aos requisitos (escopo) e sucesso comercial (previsão de vendas).
 
Title in English
Success in developing new products from a portfolio management perspective.
Keywords in English
Development of new products
Portfolio management
Project management
Risk management
Abstract in English
This research aimed to analyze the relationship between input variables (organizational or project specific) in order to meet deadlines, scope and sales forecast for new product development projects with teams geographically distributed or not. These relationships were first analyzed through literature review and content analysis, using two of the main academic publications databases (Web of Science and Scopus), highlighting the research focus and related gaps. It was analyzed 90 studies involving product development, project management, portfolio management, risk management, and performance and success analysis, in order to obtain existing gaps in the literature. With the identification of the gaps, hypotheses were formulated and, by inference, the occurrence of the phenomena was tested identifying the existing problems in a company and their intersection with the literature, answering the following research question: "which variables (organizational or project specific) impact the success of new product development projects in which the teams are geographically distributed?". It is hoped that this correlation will allow us to measure the improvement in a company's performance in the food sector through the use of portfolio management practice. The relationships were evaluated through statistical tools, through the test of nominal and binary logistic regression, between the input variables and the output variables, which allowed the identification of the relationship between them. 195 projects were analyzed and the results demonstrated significant relationships for the critical success factors in project management due to compliance with the schedule (time), compliance with requirements (scope) and commercial success (sales forecast).
 
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Publishing Date
2021-04-14
 
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