• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2020.tde-07042021-160428
Documento
Autor
Nome completo
Bruno Cesar Kawasaki
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Sznelwar, Laerte Idal (Presidente)
Duarte, Francisco José de Castro Moura
Uchida, Seiji
Wood Junior, Thomaz
Zilbovicius, Mauro
Título em português
Avaliação de desempenho e seus impactos sobre o trabalho acadêmico.
Palavras-chave em português
Avaliação de desempenho
Ciência
Ensino superior
Pesquisadores
Universidade
Resumo em português
O mau uso das métricas de desempenho está no cerne dos atuais sistemas de avaliação, gestão e financiamento da ciência. O comportamento gamificado, fraudes, plágios, clubes de citação e ciência salame se banalizaram. Ademais, crescentes exigências de produtividade científica induzem à insatisfação profissional e adoecimento entre os pesquisadores. Como estes problemas têm sido tolerados? Por meio de entrevistas individuais e de participação em reuniões e eventos, investigamos os efeitos dos sistemas de avaliação de desempenho sobre o trabalho de docentes da Universidade de São Paulo. Evidenciamos estratégias de defesa psíquica que contribuem para reduzir a percepção de sofrimento e injustiças geradas pelos sistemas de avaliação. Estas estratégias se revelam em discursos e atitudes que concorrem para: 1) enfatizar que continuar aumentando a produtividade científica é possível, 2) bloquear discussões mais profundas sobre o trabalho e a avaliação de desempenho, e 3) naturalizar e individualizar seus efeitos negativos. Entre estes, destacamos a tendência de agravamento da sobrecarga de trabalho que atenta contra a saúde e a qualidade das atividades realizadas. Argumentamos que a fixação em publicar artigos se volta contra a universidade na forma de desperdício de talentos e pouco diálogo com sociedade. A atual desmoralização da ciência e universidade pública convida os acadêmicos a uma autocrítica, que inclui reavaliar a eficácia dos rankings e indicadores de desempenho em comunicar a importância do trabalho acadêmico à sociedade.
Título em inglês
Performance evaluation and its impact on academic work.
Palavras-chave em inglês
Performance metrics
Professors
Psychodynamics of work
Research university
Science
Resumo em inglês
The misuse of performance metrics is in the core of current evaluation, management, and funding systems in science. Gamified behavior, frauds, plagiarism, citation clubs, and salami science have become common. Moreover, rising productivity demands induce diseases and job dissatisfaction. How have these problems been tolerated? In order to investigate the impact of evaluation systems on academic work, we conducted interviews with professors and participated in meetings and events at the University of São Paulo. We noticed that psychic defense strategies help reduce the perception of suffering and injustices generated by evaluation systems. These strategies are evidenced in discourses and attitudes that produce the following effects: 1) emphasizing that raising scientific productivity is always possible, 2) blocking deeper discussions on work and performance evaluation, and 3) normalizing and individualizing its negative consequences. Among these, we highlight the intensification of work overload threatening academic's health and the quality of their work. We argue that fixation with papers turns back against university, as talents are wasted and dialogue with society is widely ignored. The ongoing demoralization of science and university should encourage academics to a self-critique, which includes reassessing the efficacy of rankings and performance metrics in communicating the relevance of the academic work to society.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-04-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.