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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2020.tde-07032023-104137
Document
Author
Full name
Karine Liotino da Silva
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2020
Supervisor
Committee
Amato Neto, João (President)
Borelli, Camilla
Gonçalves, Rodrigo Franco
Ramos, Júlia Baruque
Zonatti, Welton Fernando
Title in Portuguese
Capacitações dinâmicas para competir no modelo fast-fashion: estudo comparativo entre as indústrias de confecção portuguesas e brasileiras (catarinenses).
Keywords in Portuguese
Cadeia de fornecimento
Capacitações dinâmicas
Clusters industriais
Fast-fashion
Indústria portuguesa
Indústria têxtil
Abstract in Portuguese
A evolução dos mercados contemporâneos revela o aumento do desejo por novidades e pela aceleração do consumo. Como resposta, nos anos de 1970 emergiu na indústria da moda europeia o fast-fashion (moda rápida) um modelo de negócios com alta volatilidade e baixa previsibilidade, que se baseia no consumo acelerado, ciclo de vida de produtos curtos e demanda que os padrões de produção, consumo e descarte sejam muito rápidos. Como consequência das (1) estratégias coletivas de produção e fornecimento seguidas por redes internacionais de varejo; (2) de acordos comerciais multilaterais e bilaterais; e de (3) investimentos ocidentais, a arquitetura e a dinâmica de produção e comercio da indústria têxtil e vestuário global se transformou, impactando a competitividade das indústrias tanto dos países desenvolvidos, como em desenvolvimento. Depois de uma perda expressiva de competitividade e de deslocamento de uma quantidade significativa da produção para os países da Ásia, em especial a China, em meados dos anos 2000 as empresas dos países desenvolvidos passaram a orientar cada vez mais suas produções na direção dos elos com maior valor agregado da cadeia, como design e organização da produção, e passaram a competir pela diferenciação de produtos e pela conquista de nichos específicos de mercado. Por possuir um dos principais polos de produção têxtil e vestuário da Europa, Portugal liderou junto com a Espanha esse movimento, e as empresas do país precisaram investir em uma série de competências a fim de se tornarem competitivas neste novo cenário. A partir de uma pesquisa exploratória realizada na sede da Zara na Espanha e com empresas localizadas no cluster no norte de Portugal, identificou-se que essa série de competências desenvolvidas fizeram das empresa portuguesas benchmark quando se trata de desenvolvimento de produto rápido, produção rápida, fornecimento rápido, com qualidade, inovação e sustentabilidade. Por outro lado, o fast-fashion no Brasil é um fenômeno muito recente, que iniciou em meados dos anos 2000 e vem de fato sendo praticado há cerca de 5 anos por empresas do grande varejo especializado em moda, o que possibilita às indústrias ainda encontrarem um mercado novo, que vem evoluindo e se transformando, demandando a necessidade das empresas se prepararem para serem competitivas nesta nova realidade da moda brasileira. Esta pesquisa, portanto, visou investigar quais são as capacitações dinâmicas que as empresas brasileiras fornecedoras do grande varejo de moda fast-fashion, precisam desenvolver para serem competitivas na cadeia global de valor do fast-fashion, a partir do estudo comparativo entre empresas dos clusters do norte de Portugal e do norte de Santa Catarina/Brasil, sendo estas últimas fornecedoras diretas de uma das principais marcas de varejo de moda brasileira. Como principais resultados, foi identificado que as empresas brasileiras para serem competitivas como fornecedoras diretas de marcas de varejo que atuam no modelo fast-fashion precisam: dominar as capacidades operacionais de gestão da qualidade e gestão de operações de modo a apresentarem respostas rápidas às demandas do cliente e um lead time curto de produção e entrega, ao mesmo tempo que consigam produzir com alta eficiência produtiva e cistos baixos, para se manterem competitivas em termos de preços. Também precisam desenvolver e visar dominar nos próximos anos capacitações dinâmicas relacionadas à desenvolvimento de produtos; gestão e integração da cadeia de valor, gestão para a sustentabilidade e inovação, de modo a estimular o fluxo de fornecimento e a fidelização do cliente por meio de uma oferta integrada de serviços e valor.
Title in English
Dynamics kills to compete in the fast-fashion model: a comparison between Portuguese and Brazilian garment industries.
Keywords in English
Brazilian industry
Dynamic capabilities
Fas-fashion
Industrials clusters
Portuguese industry
Supply chain
Textile industry
Abstract in English
The evolution of contemporary markets reveals the increasing desire for news and the acceleration of consumption. In response, in the 1970s, fast-fashion emerged in the European fashion industry as a business model with high volatility and low predictability, which is based on accelerated consumption, short product life cycle and demand that production, consumption and disposal patterns are very fast. As a consequence of (1) collective strategies production and supply followed by international retail chains; (2) multilateral and bilateral trade agréments; and (3) western investments, the production and trade dynamics changed in the global textile and clothing industry, impacting the industries competitiveness of both developed and developing countries. After a significant loss of competitiveness and the shift of a significant amount of production to Asian countries, especially China, in the mid-2000s companies in developed countries began to increasingly orientate their production towards added value in the chain, such as design and production organization, and competed for product differentiation and specific Market niches. Owning one of Europes leading textile and clothing production hubs, Portugal led this movement with Spain, and their companies needed to invest in a range of skills in order to become competitive in this new scenario. From an exploratory survey conducted at Zara headquarters in Spain and with companies located in the cluster in the north of Portugal, it was found that this set of skills developed made Portuguese companies benchmark when ir comes to fast product development, fast production, faz delivery with quality, innovation and sustainability. On the other hand, fast fashion in Brazil is a very recente phenomenon, which started in the mid-2000s and has actually been practiced for about 5 years by large fashion retailers, which enables industries to still find a new Market, which has been evolving and changing, demanding the need for companies to prepare to be competitive in this new reality of Brasilian fashion. This research, therefore, aimed to investigate what are the dynamics capabilitiesthat Brazilian companies that supply large fast-fashion retailers need to develop in order to be competitive in the global fast-fashion value chain, based on a comparative study between cluster companies from northern Portugal and northern Santa Catarina / Brazil, the later being direct suppliers o fone of the leading Brazilian fashion retail brands. As main results, it was identified that Brazilian companies to be competitive as direct suppliers of fast-fashion retail brands need to: máster the operationl capabilities of quality management and operations management in order to provide quick responses to the demands of the customer and a short production and delivery lead time, whilwe being able to produce with high production efficiency and low costs to stay competitive in terms of price. They also need to develop and aim to máster in the coming years dynamic capabilities related to product development, value chain management and integration, sustainability and innovation management to stimulate orders and customer loyalty through and integrated servisse and value offering.
 
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Publishing Date
2023-03-07
 
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