• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2016.tde-06022016-222346
Documento
Autor
Nombre completo
João Paulo Reis Faleiros Soares
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Marx, Roberto (Presidente)
Fischer, Andre Luiz
Salerno, Mario Sergio
Silva, Marcia Terra da
Truzzi, Oswaldo Mario Serra
Título en portugués
Uma contribuição para o projeto de sistemas de recompensas para inovação.
Palabras clave en portugués
Inovação em produto
Inovações tecnológicas (Administração)
Processo de inovação
Produtos novos
Recompensas
Recompensas para inovação
Resumen en portugués
Este trabalho tem por objetivo realizar uma contribuição ao corpo de conhecimento existente acerca das variáveis de contexto organizacional a serem consideradas no projeto de sistemas de recompensas que buscam incentivar a inovação em produtos nas organizações. Inicialmente, o trabalho resgata conceitos fundamentais tanto sobre os sistemas de recompensas quanto sobre o processo de inovação. Em seguida, apresenta alguns dos estudos já existentes sobre práticas de recompensas voltadas para inovação, buscando sistematizar, de forma abrangente, os aspectos já explorados por autores no tema, assim como evidenciar algumas lacunas identificadas. Com base nesse esforço, é elaborado um quadro de referência preliminar das variáveis de contexto e suas implicações sobre o projeto em questão, a saber: estratégia da organização, tipo de inovação que se pretende estimular, crenças e traços culturais da empresa e sistema de metas e recompensas previamente existentes. Uma pesquisa de campo então é realizada por meio de entrevistas qualitativas com cinco especialistas, consultores e acadêmicos em gestão estratégica de recursos humanos e em sistemas de recompensas, e por meio de estudos de casos em quatro empresas industriais de grande porte reconhecidamente inovadoras, de maneira a fazer uma análise crítica do quadro de referência preliminar, possibilitando seu refinamento. O assunto pesquisado se mostrou ainda distante da realidade tanto dos especialistas quanto dos projetistas de sistemas de recompensas de organizações que atuam no Brasil. Ainda assim, mesmo se mantendo as quatro principais variáveis de contexto elencadas previamente, a pesquisa de campo permitiu conferir maior robustez ao quadro de referência elaborado, uma vez que, a partir de sua realização, fizeram-se análises que alteraram aspectos relevantes do detalhamento desse quadro. Assim sendo, crê-se que a presente tese pôde contribuir para que fosse dado um primeiro adicional em direção ao estreitamento da lacuna existente na literatura sobre o projeto de recompensas para inovação.
Título en inglés
A contribution to the design of rewards systems for innovation.
Palabras clave en inglés
Innovation process
Product innovation
Rewards
Rewards for innovation
Resumen en inglés
This thesis aims to contribute to the existing body of knowledge regarding the organizational context variables to be considered in designing a rewards system geared towards fostering innovation in products at organizations. Initially, the paper takes a new look at fundamental concepts regarding both rewards systems and the innovation process. Next, some current studies on reward practices geared towards innovation are presented in an effort to broadly systematize the aspects explored by authors on this matter, while also showing some of the gaps identified. Based on this work, a preliminary reference chart is created using context variables and their implications for the design at issue, specifically: organizational strategy, type of innovation to be encouraged, beliefs and cultural traits of the company, and previously established systems of goals and rewards. Field research is then done using qualitative interviews with five specialists, consultants and scholars in strategic human resource management and in rewards systems, as well as by using case studies of four large-scale industrial companies known for being innovative, in order to perform a critical assessment of the preliminary reference chart and allow for its refinement. The subject researched proves to be even farther from the reality of specialists as well as designers of rewards systems at organizations operating in Brazil. Nevertheless and even having maintained the four main context variables listed previously, the field research made the reference chart created stronger, because based on its creation, analyses were done that changed relevant aspects of the details of this chart. This being the case, it is believed that this thesis could contribute to a first addition being made in an effort to close the gap that exists in literature on the design of rewards for innovation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Tese_JoaoSoares.pdf (2.22 Mbytes)
Fecha de Publicación
2016-02-19
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • MARX, R., and SOARES, João Paulo Faleiros. A influência da orientação à geração de valor ao acionista nas práticas de gestão de pessoas no ambiente da produção [doi:10.1590/s0104-530x2008000200002]. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) [online], 2008, vol. 15, p. 215-230.
  • MARX, Roberto, e SOARES, João Paulo Faleiros. The relation between shareholder value orientation and human resources management in Brazilian settings. Espacios (Caracas), 2013, vol. 34, p. 1-16.
  • SOARES, João Paulo Faleiros, e MARX, R. Influência da Orientação à Geração de Valor ao Acionista nas Práticas de Gestão de Pessoas. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP. BT/PRO, 2006, vol. 0614, p. 1-26.
  • SOARES, João Paulo Faleiros, e MARX, R. Parâmetros para a estruturação de times multifuncionais de inovação em produtos: uma construção teórica. In XIX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Bauru, 2012. XIX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.Bauru : Unesp, 2012.
  • SOARES, João Paulo Faleiros, e MARX, R. Práticas de Gestão de Pessoas e Formas de Organização do Trabalho que Potencializam a Inovação em Produtos: O Caso de Uma Multinacional. In XIX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO,, Bauru, 2012. XIX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO,., 2012.
  • SZNELWAR, Laerte I., et al. Centralização/fragmentação do trabalho numa instituição financeira. In Congresso da ABERGO99, Salvador, 1999. Congresso ABERGO 99., 1999.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.