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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.1995.tde-04042023-145251
Documento
Autor
Nome completo
Marcia Terra da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1995
Orientador
Banca examinadora
Fleury, Afonso Carlos Correa (Presidente)
Goncalves, Marilson Alves
Muscat, Antonio Rafael Namur
Sznelwar, Laerte Idal
Venosa, Roberto
Título em português
A organização do trabalho em serviços: a questão da autonomia em postos de atendimento.
Palavras-chave em português
Administração de serviços
Ensaios não destrutivos
Organização do trabalho
Serviço ao cliente
Trabalho em grupo
Resumo em português
Objetivo: Esta tese discute a organização do trabalho em serviços de saúde que apresentam alta intangibilidade de resultados e co-produção com forte intensidade relacional. Busca-se identificar os mecanismos de coordenação de atividades adequados para a Lógica de Serviço. Métodos: Resultados de duas pesquisas empíricas basearam a discussão. Um projeto de 2005 e 2006 analisou a organização do trabalho de três equipes do Programa de Saúde da Família, como parte de um projeto comum com outras escolas, a Pesquisa de Avaliação do Programa de Expansão e Consolidação da Saúde da Família PROESF. A segunda fonte de dados foi a análise organizacional de duas equipes de saúde mental, parte de um projeto do CNPq, Políticas Públicas em saúde mental e as transformações resultantes no processo de trabalho. Resultados: Os mecanismos de coordenação do trabalho encontrados são majoritariamente aqueles de grande capacidade de processamento de informação, como o ajuste mútuo e reuniões de grupo, Poucos exemplos de rotinas bem aplicadas mostravam bons resultados como mecanismo de coordenação. Conclusões: Foram identificados que alguns fatores auxiliam o funcionamento desses mecanismos, principalmente fatores que fortalecem as redes de relacionamento pessoais.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Coordinating mechanisms
Healthcare services
Service management
Work organization
Resumo em inglês
Objective: This thesis analyses the organization of work in health services that deliver very intangible results and that have intense relational co-production. The research aims to identify coordinating mechanisms that are more effective for Service Logic. Methods: Results of two previous researches based the discussion. The first one was realized from 2005 to 2006 and it analyzed the work organization of Programa da Saude da Familia. This was part of a research project realized together with other schools. The second research analysed two institutions of mental health care. This was part of a project from CNPq The change in mental health public police and change in work process. Results: The work coordinating mechanisms found in the service settings are relationship-intensive forms of coordination: mutual adjustment and group reunion. They have high information-processing capacity. Only a few examples of routines presented good results as coordination mechanisms. Conclusions: Coordination can be facilitated by a number of factors, mainly factors related to relationships, and those that reinforce personal relations.
 
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Data de Publicação
2023-04-04
 
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