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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2023.tde-03012024-110123
Document
Auteur
Nom complet
João Valsecchi Ribeiro de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Marx, Roberto (Président)
Almudi, Gabriela Scur
Frigant, Vincent Camille Jean
Gomes, Leonardo Augusto de Vasconcelos
Piao, Roberta de Castro Souza
Titre en portugais
Inovação em modelos de negócios em direção à transição para a mobilidade urbana sustentável: Uma investigação dos elementos conceituais, barreiras,facilitadores e fatores que influenciam sua implementação.
Mots-clés en portugais
Inovação em modelos de negócio
Mobilidade urbana
Modelo de negócio
Modelo de negócio sustentável
Sustentabilidade
Transições sócio-técnicas
Transições sustentáveis
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão sobre como modelos de negócio inovadores podem desempenhar na transição para sistemas mais sustentáveis de mobilidade urbana, sobretudo no contexto de países emergentes, nos quais as demandas relativas à mobilidade, assim como a sua trajetória em relação ao desenvolvimento dos sistemas de transporte, assumem, historicamente, características muito particulares em relação àquelas dos países desenvolvidos. Parte-se da ideia de que o campo da mobilidade urbana, impulsionada pela concentração crescente da produção de bens e serviços em grandes aglomerados urbanos, tem demandado, cada vez mais, soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento sustentável desse setor, haja vista a participação do transporte urbano nos índices de emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, nota-se como o campo da mobilidade urbana tem atraído a atenção de novos atores interessados em desenvolver negócios neste setor, ampliando as fronteiras de uma indústria dominada anteriormente, em grande medida, por empresas incumbentes. No entanto, embora a literatura tenha discutido a relevância do surgimento de novos modelos de negócio para a promoção da mobilidade sustentável, não é claro como essas iniciativas podem influenciar nessa transição, já que muitas delas falham ou se mantém isoladas. Para contribuir com essa lacuna de pesquisa, essa tese, estruturada no formato de três artigos, parte de uma discussão teórica, no primeiro artigo, em que se apresenta um framework conceitual que ajuda a compreender o que constitui modelos de negócio inovadores orientados à mobilidade urbana sustentável. Esse framework conceitual, utilizado tanto no segundo quanto no terceiro artigos, é traduzido em áreas de aplicação de modelos de negócio, e suportam a investigação empírica dos artigos subsequentes da tese. No segundo artigo, investiga-se, então, as barreiras e facilitadores institucionais, estratégicos e operacionais associadas à implementação dos modelos de negócio analisados. No terceiro e último artigo, amplia-se a discussão para compreender como esses modelos de negócio podem atuar como intermediários entre nichos tecnológicos e o sistema sociotécnico, investigando quais fatores influenciam o seu processo de desenvolvimento e os de estabilização do regime no qual estão inseridos, a partir da proposição de um framework de análise. Finalmente, derivam-se, então, proposições de pesquisa, assim como implicações e indicações de investigações futuras.
Titre en anglais
Business model innovation towards sustainable urban mobility transition: an investigation of conceptual elements, barriers, drivers, and factors influencing their implementation.
Mots-clés en anglais
Business model
Business model innovation
Socio-technical transitions
Sustainable business model
Sustainable transitions
Sustainable urban mobility
Resumé en anglais
The objective of this work is to contribute to the discussion on how business model innovation could influence sustainable urban mobility transition. Especially in emerging countries, in which demands regarding mobility, as well as their trajectory concerning the development of transport systems, historically assume very particular characteristics in comparison with those of developed countries. It starts from the idea that the field of urban mobility, driven by the increasing concentration of the production of goods and services in large urban agglomerations, has increasingly demanded innovative solutions that contribute to the sustainable development of this sector, given the participation of urban transport in greenhouse gases (GHG) emissions and, consequently, in meeting the sustainable development goals. In this sense, it is notable how the field of urban mobility has attracted the attention of new actors interested in developing business in this sector, expanding the frontiers of an industry previously dominated by incumbent companies. However, although the literature has discussed the relevance of the emergence of new business models for promoting sustainable mobility, how business model innovation could influence sustainable urban mobility transition need to be clarified, as many of them fail or remain isolated. To contribute to this research gap, this thesis is structured in three papers. It starts from a theoretical discussion in the first paper, which presents a conceptual framework that helps to understand what constitutes innovative business models oriented to sustainable urban mobility. This conceptual framework, used in both the second and third papers, is translated into areas of application of business models and supports the empirical investigation of the subsequent papers in the thesis. Paper 2 investigates the institutional, strategic, and operational barriers and drivers associated faced by companies when implementing the analyzed business models. In Paper 3, the discussion is expanded to understand how these business models can act as intermediaries between technological niches and the socio-technical system. It investigates which factors influence their development and the stabilization process of the regime in which they are inserted, from the proposition of an analysis framework. Finally, research propositions, implications and recommendations for future investigations are derived.
 
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Date de Publication
2024-01-04
 
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