• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2011.tde-31082011-155333
Documento
Autor
Nome completo
João Stefano Luna Cardoso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Pinto, Marcos Mendes de Oliveira (Presidente)
Robles, Léo Tadeu
Tachibana, Toshi Ichi
Título em português
Proposição de uma metodologia para a comparação de desempenho operacional de terminais portuários de granéis sólidos minerais.
Palavras-chave em português
Benchmarking
Desempenho operacional
Eficiência
Terminais marítimos
Resumo em português
As maiores dificuldades ao se avaliar o desempenho operacional portuário concentram-se na identificação e na expurgação das particularidades físico-operacionais que podem distorcer as comparações e mascarar algumas ineficiências. Por esta razão, a maior parte dos autores considera a produtividade em um nível macro de agregação de valores e atividades, o que dificulta a orientação de ações corretivas. O propósito deste trabalho é desenvolver um método de avaliação do desempenho capaz de subsidiar a identificação das melhores práticas e a determinação de metas operacionais efetivamente pertinentes para cada sistema. Para isso, elaborou-se uma estrutura de indicadores de desempenho capaz de identificar e expurgar os efeitos das particularidades dos terminais. O cerne da estrutura de indicadores sugerida é o atendimento aos navios por terminais especializados na exportação de minério de ferro, sob o ponto de vista do operador portuário. Seu desenvolvimento fundamenta-se em conceitos e instrumentos já consagrados de gestão por processos, gestão de organizações e gestão da qualidade. O escopo do trabalho compreende a proposição do método de comparação e o estabelecimento de metas aplicado em um estudo de caso no contexto de um grande operador portuário. Conclui-se que o método é simples e eficaz, na medida em que cumpre seu objetivo de aperfeiçoar o monitoramento e o controle do desempenho operacional, podendo ser um instrumento importante para o desenvolvimento dos operadores portuários e, porque não, do Brasil, que é carente em infraestrutura.
Título em inglês
Proposal of a methodology for comparison of operating performance of seaport ore terminals.
Palavras-chave em inglês
Benchmarking
Efficiency
Operational performance
Seaport terminals
Resumo em inglês
The greatest difficulty in evaluating the operational performance of seaports lies in the identification and treatment of physical-operational particularities that can distort comparisons and mask inefficiencies. For this reason, the majority of authors consider port productivity at a highly aggregated level of values and activities, which hampers the orientation of corrective actions. This study aims at developing a performance evaluation method capable of assisting with the identification of best practices and the determination of operational goals which are indeed relevant to each system. The core of the proposed structure of indicators is the servicing of ships in specialized iron ore export terminals, from the port operator standpoint. The structure is elaborated on well-established concepts and instruments of process management, organizational management and quality management. The scope of this study encompasses the proposition of comparison method and the definition of goals applied to a case study regarding a large port operator. The study concludes that the method is simple and effective, as it fulfills its objective of enhancing the monitoring and the control of operational performance. The method could be an important tool for the development of port operators and, perhaps, of infrastructure-deficient Brazil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-09-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.