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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.1985.tde-29072024-112330
Documento
Autor
Nome completo
Odair Caltabeloti
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1985
Orientador
Banca examinadora
Ricardo, Octavio Gaspar de Souza (Presidente)
Martinez, Miguel Angel Buelta
Montanari, Ilio
Qualifik, Paul
Salvagni, Ronaldo de Breyne
 
Título em português
Verificação de tensões em uma caixa de chapa fina e reforçadores, apresentando descontinuidade: comparação de resultados obtidos por métodos diferentes
Palavras-chave em português
Chapas
Engenharia naval e oceânica
Reforçadores
Resumo em português
É feito a aplicação da teoria de J Argyris e P C Dunne, relativa a efeitos de torção e/ou flexão em estruturas constituídas de chapas finas com reforçadores, desenvolvida em 1947. O objetivo desta tese, é provar ao engenheiro a um baixo custo e pouco tempo, um método que o ajudaria no início de seu trabalho a definir-se quanto às várias alternativas de projeto que se apresentam. De fato, as estruturas de chapas finas com reforçadores apresentam particular dificuldade de cálculo junto a descontinuidade. É o caso de escotilhas no convés de navios, portas e aberturas em asas e fuselagens de aviões, portas em vagões metroviários, etc, locais onde aparecem as chamadas tensões de flexão na torção. Argyris e Dunne apresentam uma solução analítica para o problema, com as vantagens inerentes a tais soluções. Desejamos, então, desenvolver o algoritmo adequado para avaliar os resultados em face de outros processos mais usuais: o método numérico dos elementos finitos e o método experimental. Um modelo em liga de alumínio foi especialmente construído para este trabalho. Ele foi submetido a esforços de torção e flexão. As tensões foram medidas por intermédio de extensômetros elétricos, e os resultados comparados com os cálculos pelo computador. Portanto, os resultados foram comparados entre: - teoria de Argyris e Dunne; - o método dos elementos finitos; - os resultados experimentais.
 
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Naval and oceanic engineering
Plates
Reinforcers
Resumo em inglês
Since the introduction of the digital computers, the Method of Finite Elements has been generally applied. However, it is a costly method, considering bith time and expenditure. In fact, the preparation of the input data is laborious, and the computing asks for a long time of use of the machine. On the other hand, the development of the micro computers opens very broad possibilities to the engineer, in his search for other methods of calculation, when such methods are too complicated for hand manipulation. In the present thesis by means of a program for micro-computers, it is made an application of the J. Argyris and P.C. Dunnes torsion-bending theory, proposed in 1947 for stresses-skin structures. So, the main objective of this thesis work is to provide the design engineer with a trustful low cost and low-time consuming method, which will be of help to him at the beginning of his work, when many alternative design solutions should be rapidly appraised. In fact, the structures with thin plate and reinforcements, presents particular trouble for the calculation behind the discontinuet. Is the case of the ships hatchway, door and openings in the wings and fuselage of airplanes, openings in wagons and metro-cars, etc, locals where appear the know stress caused by the bending in the torsion. Argyris and Dunne presents an analytical solution for the problem, with the inherent advantages for this solutions. We desire, then, to develop the adequate algorithim to evaluate the results in view of others more usuals processes: the finite element method and the experimental method. An aluminum-alloy experimental model was specially built for this work. It was subjected to torsion and bending. Stresses were measured by means of electric strain-gages, and its data were used to compare with the computed results. Therefore, acomparison was made between; * the Argyris and Dunnes theory; * Finite Element Method; * Experimental results.
 
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Data de Publicação
2024-07-29
 
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