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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2001.tde-29012024-150055
Document
Auteur
Nom complet
Bernardo Luis Rodrigues de Andrade
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2001
Directeur
Jury
Augusto, Oscar Brito (Président)
Brinati, Hernani Luiz
Júnior, José Alfredo Ferrari
Morooka, Celso Kazuyuki
Nishimoto, Kazuo
Titre en portugais
Modelo de síntese e otimização por múltiplos critérios para o projeto preliminar de embarcações.
Mots-clés en portugais
Casco de embarcações
Embarcações
Resumé en portugais
Apresenta-se neste trabalho a proposta de um novo modelo para realização do projeto preliminar de embarcações, no qual o problema de projeto é formulado como um problema de otimização por múltiplos critérios onde, diferentemente dos modelos correntes, a definição da forma do casco é incorporada, de modo hierárquico, como objetivo do processo de otimização. No modelo proposto, o problema básico do projeto preliminar é subdividido em dois problemas sequenciais de síntese: 1) o da determinação das dimensões e coeficientes de forma; 2) o da definição da geometria do casco. Para a solução destes problemas desenvolveu-se um conjunto de modelos de síntese e otimização, baseados na técnica da programação por objetivos, que foram implantados num sistema computacional integrado, que possibilita a execução sequencial do projeto preliminar de embarcações, até a definição matemática otimizada da forma do casco. Os modelos de síntese e otimização da forma do casco representam um novo procedimento automatizado, proposto com a finalidade de substituir o procedimento tradicional que faz uso de séries sistemáticas ou de distorções controladas de cascos de navios similares para esta definição. A aplicação a um exemplo, referente ao projeto de um navio graneleiro, indica que os modelos elaborados, em particular o modelo de síntese da forma do casco, fornecem resultados coerentes e compatíveis com a experiência e a prática de projeto de embarcações e representam uma poderosa ferramenta de apoio às atividades de avaliação e tomada de decisão que permeiam a execução do projeto preliminar de embarcações.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Vessel hull
Vessels
Resumé en anglais
This work presentes a new model for the preliminar design of ships, in which the design problem is formulated as a multiple criteria optimization problem where, unlike current models, the definition of hull shapes is incorporated hierarchically as an optimization problem objective. In the proposed model, the basic problem of preliminar design is subdivided into two sequential synthesis problems: 1) determination of dimensions and form coefficients; 2) definition of hull geometry. A number of saynthesis and optimization models were developed to solve these problems, based on goal programing techniques, and these were implemented in an integrated computational system that allows the sequential execution of the preliminar design od ships up to the mathematical definition of an optimized hull form. These models for the synthesis and optimization of hull forms represent a novel automated procedure proposed as a substitute for traditional procedures that make use either of systematic series oro f controlled distortions of similar hulls. Application to a case study the design of a bulk carrier indicates that the proposed models, and in particular the hull form synthesis model, produce coherent results, compatible with experience and practice in ship design, and therefore represent a powerfull support tool to the activities of evaluation and decision-making that pervade the execution of preliminar ship designs.
 
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Date de Publication
2024-01-29
 
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