• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2003.tde-27032024-133832
Documento
Autor
Nome completo
Ligia Conceição Pereira Martins
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Augusto, Oscar Brito (Presidente)
Cugnasca, Paulo Sergio
Massarani, Marcelo
Título em português
Análise da implantação da modernização curricular na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Palavras-chave em português
Currículo de ensino superior
Ensino e apresndizagem (Processos)
Resumo em português
A Escola Politécnica da USP, em 1999, fez uma Modernização Curricular de forma a reestruturar o ensino dos cursos de graduação e adequar os profissionais que forma à Engenharia do século XXI. Neste trabalho busca-se o autoconhecimento da Escola Politécnica da USP, após três anos de implantação da Modernização Curricular, com a finalidade de aperfeiçoar seu funcionamento e seus resultados, através de uma avaliação do tipo formativa, realizada durante o curso de formação dos engenheiros da primeira turma no novo projeto pedagógico da Escola Politécnica. Este texto apresenta os resultados da pesquisa realizada com discentes e docentes em que se verificou a aprovação da Modernização Curricular, seus avanços e suas dificuldades de implantação. Além de avaliar, sobre ponto de vista dos alunos e dos professores, se a aquisição de competências e habilidades está sendo alcançada, também buscou-se computar se o perfil almejado para o formando da Escola Politécnica da USP vem sendo atingido.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Higher education curriculum
Teaching and learning (Processes)
Resumo em inglês
In 1999, the Escola Politécnica of USP made a Curricular Modernization to reorganize the graduation teaching and to adapt the professionals that constitute the twenty-first century Engineering. This work searches the self-knowledge of Escola Politécnica after three years of implantation of Curricular Modernization with the purpose to improve its performance and results. Through a formative evaluation, performed during the first group of Engineering forming course in the new pedagogical project of Escola Politécnica. This text shows the results of the research performed with students and teachers in which took place the Modernization Curricular approval, its progress and difficulties. This work evaluate, under students and teachers' point of view, if the acquisition of competences and abilities and the desired side view Escola Politécnica of USP is succeeded.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-03-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.