• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1999.tde-27022024-133347
Documento
Autor
Nome completo
Douglas Tacla
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Orientador
Banca examinadora
Botter, Rui Carlos (Presidente)
Brinati, Marco Antonio
Júnior, Orlando Fontes Lima
Título em português
Estudo para otimização de rotas no transporte rodoviário de cargas granelizadas na indústria química.
Palavras-chave em português
Caminhões
Programação linear
Transporte de carga
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é propiciar ao Operador Logístico, atuante no segmento de transportes, um planejamento ótimo para gestão e dimensionamento de uma frota de caminhões tanques especializados em transporte a granel. A pesquisa realizada para essa Dissertação de Mestrado propõe métodos para promover o aproveitamento de rotas compostas viáveis sob o ponto de vista operacional e de compatibilidade entre os produtos transportados, buscando minimizar os custos de transporte e otimizando a utilização de cada caminhão transportando carga, diminuindo assim seu deslocamento improdutivo. A proposta consiste na elaboração de um modelo de programação linear, baseado em alterações do modelo clássico de transportes, que aborda todas as características técnicas, operacionais e econômicas do transporte de cargas perigosas, e sua implementação num caso real com uma significativa base de dados. Visando dar maior consistência ao método, introduz-se uma heurística que contempla as janelas de tempo impostas pelas restrições do mercado. Os resultados obtidos demonstram a eficácia da proposta, a medida que com a implementação das rotas compostas traz, para a base de dados considerada, efetiva redução de distância total percorrida e da frota utilizada, e conseqüente aumento da produtividade. A materialização dos ganhos apontados com composição de rotas depende da atuação do Operador Logístico, cuja atuação é discutida nesse trabalho e que deve interagir nos processos técnicos, econômicos e na integração do transporte de todos os produtos envolvidos.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Freight transport
Linear programming
Trucks
Resumo em inglês
The present dissertation intend to provide for the Logistics Operator, which also operates in a cargo transport Market, an ideal planning to manage and evaluate a specialised fleet of tank trucks. The research (that) was developed for this dissertation presentes methods to achieve the utilization of possible composed routes from an operational point of view and compatibility between transported products, seeking for the minimum transpoirtation cost, in order to get the maximum productivity of each truck transporting cargo, in addition reducing the truck travel without cargo. The ai mis to develop a linear program model, which considers all technical, operational, and economics characteristics from dangerous cargo transport, furthermore the application of this model in a real case study, whose has got an expressive data base. To effective the advantages is necessary more then composse routes, but also interaction of Logistics Operator with technical and economic process, and seek for integrating all products are involved.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-02-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.