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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2003.tde-26112003-154811
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Daher Padovezi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Brinati, Hernani Luiz (Presidente)
Martins Filho, Protásio Dutra
Pires Junior, Floriano Carlos Martins
Sampaio, Claudio Mueller Prado
Toledo, Nilton Nunes
Título em português
Conceito de embarcações adaptadas à via aplicado à navegação fluvial no Brasil.
Palavras-chave em português
comboios fluviais
custos de transportes
efeitos ambientais
hidrovias
modelo de risco
projeto de embarcações
Resumo em português
É elaborada uma proposta de procedimentos de projetos de comboios fluviais adaptados às condições existentes das vias navegáveis, a partir de uma visão ampliada da necessidade de obtenção de menores custos de transporte, com níveis adequados de segurança e de respeito ao meio ambiente. Uma análise das inter-relações técnicas entre hidrovias e embarcações, assim como dos condicionantes e implicações do conceito de embarcações adaptadas às vias navegáveis, orientou a elaboração do modelo. Este foi estruturado em módulos, com o objetivo de reproduzir, um a um, os fatores mais importantes que influenciam a eficiência, a segurança e o nível de interferência ambiental do transporte de cargas por comboios. Um programa computacional foi desenvolvido como instrumento de aplicação do modelo, consolidando os procedimentos propostos para a escolha das melhores alternativas de projeto e de operação de comboios. Resultados experimentais com comboios em escala real e com modelos em tanques de provas, foram utilizados para validação dos procedimentos adotados. Dados de acidentes com comboios em várias hidrovias do mundo foram utilizados como bases para avaliações de risco. O modelo foi aplicado aos casos de transportes de soja pela hidrovia Tietê-Paraná e pelo rio Araguaia, exemplificando as formas de análise e de escolha das alternativas de soluções de projeto. Ao final, os resultados obtidos comprovaram a utilidade da adoção de um enfoque mais abrangente do processo de projeto de comboios fluviais.
Título em inglês
Waterway adapted ships concept applied on Brazilian inland navigation.
Palavras-chave em inglês
barges push-tow design
environmental effects
inland waterway
risk model
transportation costs
Resumo em inglês
It is proposed a procedure model for design of barges push-tow adapted to waterway actual conditions, with the purpose of minimize transportation costs but always making verifications of navigation safety and ambient interferences levels. An analysis of inter-relations on inland waterways and cargo ships and, also, detailed conditionings and implications of waterway adapted ships concept, was used for model elaboration. It was structured in blocks to reproduce, one to one, the most important factors that modify efficiency, safety and environmental interference levels of barges push-tow cargo transportation. A computational program was developed to consolidate the proposed model and to apply procedures to choose best design and operational alternatives. Results of full scale and towing tank tests with push-tows were used to verify the mathematical and semi-empirical models. Barges push-tows accidents data from waterways of the world was used as risk model basis. To evaluate its effectiveness, the model was applied to bulk grain transportation cases by Tietê-Paraná waterway and by Araguaia river. The results shows that the special emphasis on three factors (efficiency, safety and ambient) improves the quality of barges push-tow design process.
 
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PADOVEZI_TESE.PDF (940.36 Kbytes)
Data de Publicação
2003-11-28
 
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