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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.3.2016.tde-26102016-115317
Document
Auteur
Nom complet
Angelo Augusto Negrão da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Assi, Gustavo Roque da Silva (Président)
Gioria, Rafael dos Santos
Sbragio, Ricardo
Titre en portugais
Simulação numérica do escoamento em um túnel de cavitação.
Mots-clés en portugais
Dinâmica dos fluidos
Hidrodinâmica
Simulação fluido-dinâmica
Túnel de cavitação
Resumé en portugais
A presente dissertação investiga o comportamento do escoamento em um túnel de cavitação, através de simulações fluido-dinâmicas computacionais, excluindo a bomba de circulação. Para tanto um extenso estudo buscou selecionar a abordagem numérica e configurações de simulação mais adequadas, de uma forma a reproduzir as características hidrodinâmica inerentes à operação do túnel. Portanto, as informações referentes à perda de carga, uniformidade no perfil de velocidade, tendência de cavitação, descolamento e altura da camada limite foram apreciadas. Esse estudo foi direcionado por dados provenientes de métodos empíricos da literatura, resultados experimentais do próprio túnel pesquisado e de outros túneis. Em geral, os resultados foram satisfatórios, pois a perda de carga estimada foi semelhante ao obtido experimentalmente. Além de serem identificados os trechos com efeito desfavorável na uniformidade do escoamento, foram determinadas a distribuição de pressão nas aletas e o perfil de velocidade incidente na bomba.
Titre en anglais
Numerical simulation of flow in a cavitation tunnel.
Mots-clés en anglais
Cavitation tunnel
Computational fluid dynamics
Hydrodynamics
Resumé en anglais
This study deals with a cavitation tunnel flow (except the pump region) through computational fluid dynamic simulations. Therefore, previously one made a literature survey to aid the selection of the most appropriate techniques and simulation settings to simulate the hydrodynamic characteristics of the tunnel. The pressure drop, uniformity of the velocity profile, existence of cavitation, detachment and height of the boundary layer were evaluated. This study used empirical methods and also experimental results. The results were satisfactory, as long as the estimated pressure drop was close to the one obtained experimentally. In addition, it was forecasted low flow uniformity in some parts of the tunnel, the pressure distribution on the fins and the incident velocity profile at the pump.
 
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Date de Publication
2016-10-26
 
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