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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-26092023-140516
Documento
Autor
Nome completo
Guilherme Soares de Sá Peixoto
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Botter, Rui Carlos (Presidente)
Fialho, Gilberto Olympio Mota
Júnior, Orlando Fontes Lima
Título em português
Modelo para seleção de equipamentos de retaguarda e estratégias de formação de pilhas na armazenagem em terminais de contêineres.
Palavras-chave em português
Armazéns portuários
Contêineres
Terminais de carga
Transbordo de carga
Resumo em português
O aumento do transporte marítimo e da movimentação de contêineres no mundo em conseqüência da globalização iniciada nos anos noventa, da facilitação de determinadas barreiras comerciais e da expansão da cadeia logística das indústrias aliado à recente tendência de crescimento no cenário econômico brasileiro, aquecimento de certas atividades industriais e a satisfatória escalada do comércio internacional, notadamente das exportações, vêm formando um cenário de relevante aumento do tráfego de contêineres nos terminais, tanto nas principais rotas comerciais do mundo, como nos portos brasileiros. Especificamente em relação ao cenário portuário, além do incremento da demanda, importantes mudanças são notadas em período recente, valendo destacar: O processo de arrendamento de áreas dos portos brasileiros e transferência das operações para a iniciativa privada, cujo modelo deu preferência à concorrência interna, dividindo as áreas disponíveis em pequenos terminais; a escassez de áreas disponíveis para a expansão portuária seja pela ocupação urbana, seja por restrições ambientais; as alianças, fusões e aquisições entre armadores e empresas de navegação aumentando a pressão por elevado nível de serviço prestado pelos terminais; a mudança no perfil da carga e do comportamento da demanda nos principais terminais do mundo, decorrente do gradativo aumento da carga de transbordo e cabotagem. Esta dissertação aborda o problema da ocupação do pátio de forma sistêmica, identificando claramente os mais relevantes fatores que compõe o ambiente do sistema e a funcionalidade dos subsistemas que formam o sistema terminal portuário e suas principais atividades operacionais, focando no subsistema que trata do planejamento da armazenagem dos contêineres. ) O modelo proposto fornece uma avaliação comparativa entre diferentes sistemas de movimentação e tipos de equipamentos de retaguarda, através da aplicação de índices e taxas de ocupação e comprometimento do pátio de armazenagem, para uma determinada demanda sem considerar a possibilidade de áreas para expansão, considerando também a aplicação de estratégias para formação das pilhas, mostrando claramente a relação entre o tipo de equipamento de retaguarda, as estratégias de formação de pilhas aplicadas e a ocupação do pátio de armazenagem.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Cargo terminals
Cargo transshipment
Containers
Port warehouses
Resumo em inglês
The increasing of the maritime transport and worldwide container traffic, consequences of globalization process started in the nineties, clearness of some commercial barriers and expansion of industrial logistics chain allied with a recent growing trend on the Brazilian economical scenario, warming up of some industrial activities and the satisfactory climbing of the international trade, especially on exports, are making a relevant container traffic increasing scenario over terminals, as on main world commercial routes, as on Brazilian ports. Specifically related with ports scenario, beyond the increasing of throughput, relevant changes can be noted in recent period, being important to point out: The reform and new regulation process of the Brazilian's port sector that allowed leasing areas and concession of operations to private sector and which model gave preference for internal competitiveness, dividing available areas in several undersized terminals; shortage of available areas designated to port expansion by environmental restrictions or urban occupation; alliances, joint-ventures and acquisitions between shipping lines and navigation companies increasing the pressure for higher level of service offered by terminals; modification on cargo profile and demand behavior due to gradual increase of transshipment containers, as well as the Brazilian cabotage (coastal) cargo growing usage. This dissertation approaches the problem of yard occupancy on a systemic way,clearly identifying the most relevant factors that compose the systems ambient and the functionality of the subsystems that forms the port terminal system and yours main operational activities, focusing on the subsystem that treats of stacking planning of containers. ) The proposed model offers a comparative evaluation out of different handling systems and equipment types over the applying of stacking yard occupancy and compromised rates, considering a defined demand, also taking into consideration the use of stacking strategies to form the piles, permitting that could be evaluated the feasibility and adaptability of the adopted solutions over the model founded results, allowing that the demand should be attended, without considering possible areas for expansion, clearly showing the relationship between the yard handling equipment type and system, the applied stacking strategies and the stack yard occupancy.
 
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Data de Publicação
2023-09-26
 
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