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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2004.tde-23112023-102317
Documento
Autor
Nome completo
Sebastian Cravero
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Ruggieri, Claudio (Presidente)
Bittencourt, Túlio Nogueira
Mattar Neto, Miguel
Título em português
Metodologia biparamétrica para análise de efeitos de restrição sobre a fratura de componentes estruturais e aplicações à avaliação de defeitos em dutos.
Palavras-chave em português
Mecânica da fratura
Resumo em português
Este trabalho apresenta um estudo numérico sobre o desenvolvimento de espécimes SE(T) e sua correlação com dutos contendo trincas axiais usando computações não lineares sob estado de deformações planas. O objetivo principal é avaliar a aplicação potencial de espécimes à fratura concebidos especificamente para avaliação de defeitos em dutos e vasos de pressão. O presente trabalho aplica a metodologia J-Q para caracterizar os efeitos de triaxialidade no comportamento à fratura dos espécimes e dutos analisados. Quando submetidas a carregamento crescente, cada configuração trincada segue uma trajetória J-Q característica que, no presente contexto, permite a comparação da curva de força motriz. Embora as análises em estado plano de deformações não incluam efeitos 3D (conseqüentemente não incluindo o efeito de acoplamento entre campos de tensões e deformações no plano e fora do plano da espessura do espécime), os resultados fornecem um forte suporte para o uso de espécimes SE(T) em procedimentos de avaliação de defeitos em dutos e vasos de pressão.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Fracture mechanics
Resumo em inglês
This work presents a numerical investigation of crack-tip constraint for SE(T) specimens and axially surface cracked pipes using plane-strain, nonlinear computations. The primary objective is to gain some understanding of the potential applicability of constraint designed fracture specimens in defect assessments of pressurized pipelines and cylindrical vessels. The present study builds upon the J-Q approach using planestrain solutions to characterize effects of constraint on cleavage fracture behavior for the analyzed fracture specimens and cracked pipes. Under increased loading, each cracked configuration follows a characteristic J-Q trajectory which enables comparison of the corresponding driving force curve in the present context. While the planestrain analyses do not address 3D effects (thereby not including the coupling between in-plane and through-thickness effects on crack-tip fields), the results provide a strong support for use of constraint-designed SE(T) specimens in fracture assessments of pressurized pipes and cylindrical vessels.
 
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Data de Publicação
2023-11-23
 
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