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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2000.tde-23022024-083855
Document
Author
Full name
João Paulo Julião Matsuura
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2000
Supervisor
Committee
Nishimoto, Kazuo (President)
Aranha, Jose Augusto Penteado
Masetti, Isaias Quaresma
Title in Portuguese
Análise dinâmica do sistema dicas em águas ultra-profundas e comparação de modelos hidrodinâmicos (método de análise de autovalores).
Keywords in Portuguese
Amarração
Navios
Abstract in Portuguese
Esta dissertação se propõe a apresentar uma metodologia de representação e análise do comportamento de navios amarrados em alto-mar, desenvolvida pela Universidade de Michigan. Essa metodologia é baseada na análise dos autovalores das equações de movimento do navio, e permite obter resultados qualitativos sobre o comportamento do sistema amarrado. São tecidos alguns comentários sobre os efeitos considerados - tais como correnteza, vento, deriva de ondas, restauração, amortecimento e arrasto do sistema de amarração - na representação do modelo real. Duas aplicações diferentes da metodologia apresentada neste trabalho são desenvolvidas. A primeira aplicação é uma comparação entre vários modelos hidrodinâmicos que podem ser utilizados para descrever o comportamento de embarcações amarradas em alto-mar. Várias características e parâmetros de cada um dos modelos são comparados, e as vantagens e desvantagens na utilização de cada um deles é ressaltada. As características comuns servem para agrupar os modelos em conjuntos, de forma a facilitar a classificação dos mesmos. É realizada também uma análise de sensibilidade dos parâmetros, a fim de verificar a influência de cada um deles (ou de um conjunto dos mesmos) no comportamento do sistema. O principal interesse nesta análise é identificar os parâmetros mais críticos para o comportamento do sistema de forma a permitir um entendimento maior da influência dos mesmos, assim como um direcionamento - indicando quais parâmetros devem ser calculados com maior precisão do que outros - nas estimativas experimentais dos mesmos. A segunda aplicação é uma análise de um sistema tipo DICAS, utilizado para aplicações como FSO/FPSO, para armazenamento e processamento de petróleo em alto-mar. Alguns parâmetros relevantes ao sistema são selecionados e variados, e a sua influência no comportamento do sistema é verificada. O objetivo final é identificar os parâmetros de maior ) influência e como eles afetam o comportamento do sistema DICAS.
Title in English
Untitled in english.
Keywords in English
Mooring
Ships
Abstract in English
The rationale behind this dissertation is to present a representation and analysis methodology for the behavior of ships moored in high seas, developed by the University of Michigan. The methodology is based on the analysis of the eigenvalues ofthe ship's equations of motion, and allows one to obtain qualitative results about the behavior of the moored system. Some comments are made on the effects considered - such as current, wind, wave drift, and restoration, damping and drag of the mooring system - upon representation of the real moored system. Two different applications of the methodology presented in this work are developed. The first application is a comparison between various hydrodynamic models that can be used to describe the behavior of ships moored in high seas. Various characteristics and parameters from each model are compared, and the advantages and disadvantages in using each of them is assessed. The common characteristics allow one to join models in groups, easing their classification. A sensitivity analysis is also performed on the parameters, in order to check the influence each of them (or a group of them) has in the system's behavior. The main interest in this analysis is to identify the most critical parameters on order to obtain a greater understanding of them, as well as a focus in their experimental estimates - indicating which parameters are to be calculated more precisely than others. The second application is ananalysis of a DICAS-type mooring system, used for applications such as FSO/FPSO, for oil storage and production in high seas. Some parameters relevant to the system are selected and its range is swept, and the influence of each of them in the system's behavior is verified. The final objective is to identify the most influent parameters and how they affect the DICAS system's behavior.
 
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Publishing Date
2024-02-23
 
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