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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1999.tde-22052024-135912
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Cordeiro de Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Orientador
Banca examinadora
Brinati, Marco Antonio (Presidente)
Augusto, Oscar Brito
Cunha, Claudio Barbieri da
Título em português
Modelagem e resolução de um problema de transporte do tipo: "carga única-coleta e entrega" com janelas de tempo.
Palavras-chave em português
Transportes
Resumo em português
Nos tempos atuais, em que a capacidade de concorrência está se tornando cada vez mais um fator de sobrevivência de um negócio, empresas do setor de transportes, por meio de um planejamento adequado, podem reduzir significativamente custos, o que melhora a sua capacidade de concorrência. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de contribuir com a apresentação de uma forma de modelagem e correspondente método de resolução para um problema de transporte do tipo "CARGA ÚNICA-COLETA E ENTREGA (FULL-TRUCK-LOAD PICKUP AND DELIVERY)" com janelas de tempo. A motivação para este estudo é a programação do atendimento das requisições de uma empresa de transporte rodoviário intermunicipal. Neste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica, analisando-se casos representativos de transporte e comparando-os com o caso proposto, a fim de se identificar procedimentos de modelagem e resolução do problema objeto do presente estudo. A modelagem proposta para o problema aqui tratado pode ser assim descrita: em uma primeira etapa, são gerados todos os roteiros tecnicamente viáveis para atender as requisições de transporte dentro do período de programação; a seguir, resolve-se um problema de programação linear, do tipo partição de conjunto (set partitioning), para seleção dos melhores roteiros, visando a minimização do custo total de transporte. O algoritmo de geração de roteiros foi implementado em microcomputadorPC-compatível, em linguagem Turbo Pascal 7.0. Para seleção dos melhores roteiros foi utilizado o pacote computacional General Algebraic Modeling System (GAMS) release 2.25. São apresentados resultados computacionais para ilustrar o emprego da modelagem proposta e correspondente método de resolução.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Transport
Resumo em inglês
Nowdays, when the capacity of competition is becoming more and more a business survival fator, firms of the transport sector, by means of suitable planning, can reduce their costs significantly, which gives them a better capacity of competition. In this contexto, the aim of this study is to contribute for transport planning with the presentation of a model and corresponding solving method for the FULL-TRUCK LOAD PICHUP AND DELIVERY PROBLEM with time windows. The motivation for this study is the truck fleet planning of a company which attends long distance transport requisitions. A Literature survey is presented in order to show the scenery in which the studied problem is placed and to identify the modeling and resolution procedures applied to them. The modeling approach used to solve the studied problem can be described like this: in a first step, an algorithm generates all the routes that can attend a set of transport requisitions during the planning period; in a second step, a linear programming problem, of set partitioning type, is solved to select among all the generates routes those which minimize the total transport cost. The routes generation algorithm was implemented in a PC-compatible microcomputer, in language Turbo Pascal 7.0. For selection of the best routes it was used the package computational General Algebraic Modeling System (GAMS) release 2.25. Computational results are presented to illustrate the employment of the modeling and corresponding resolution method proposed.
 
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Data de Publicação
2024-05-24
 
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