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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1999.tde-22052024-134846
Documento
Autor
Nome completo
Celso Mitsuo Hino
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Orientador
Banca examinadora
Brinati, Marco Antonio (Presidente)
Botter, Rui Carlos
Santoro, Miguel Cezar
Título em português
Desenvolvimento de métodos para elaboração de modelos heurísticos de designação e sequenciamento de planos de estivagem de navios porta-contêineres.
Palavras-chave em português
Contêineres
Transportes
Resumo em português
Desde a década de 70 o transporte de carga conteinerizada têm se tornado uma atividade importante nos serviços marítimos mundiais. Nos dias atuais, companhias marítimas competem entre si ao redor do mundo para proverem serviços de transporte de contêineres. Para que uma empresa marítima possa ser competitiva neste tipo de mercado, é fundamental que todo o processo seja monitorado e racionalizado para funcionar em sua máxima eficiência. Neste contexto, é necessário ressaltar que todo ganho obtido, seja em redução de tempo ou na redução de custos, é essencial. A elaboração de um plano de estivagem para uma embarcação porta-contêineres mostra-se um fator importante na determinação dos custos e da produtividade da embarcação. Este trabalho apresenta uma proposta de modelagem para o problema de elaboração do plano de estivagem para uma embarcação porta-contêineres. O objetivo principal da modelagem é a minimização do número de reestivagens de contêineres ao longo dos portos da rota da embarcação. Este objetivo é perseguido indiretamente por meio de um modelo matemático que sintetiza um conjunto de regras heurísticas para redução do número de reestivagens. Numa primeira etapa, resolve-se um problema de designação, alocando-se bays, ou fração de bays, do navio a cada classe de contêineres para os diversos trechos de viagem; numa segunda etapa, resolve-se, para cada fase de descarregamento e carregamento, umproblema de sequenciamento para determinar a ordem em que cada bays será atendida. Foram realizados testes computacionais cujos resultados mostraram que o plano de estivagem determinado pelo modelo satisfaz os objetivos buscados, isto é, para os casos analisados, não há necessidade de reestivagens de contêinres. Convém mencionar ainda que os recursos computacionais (hardware e software) necessários à resolução do modelo podem estar disponíveis em qualquer empresa de navegação.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Containers
Transport
Resumo em inglês
Since the decade of 70 the transport of conteinerized cargo has became an importante activity of international shipping. Nowadays shipping companies compete to each other around the world to provide container transport services. In order to a shipping company be competitive in this Market, it is fundamental to rationalized and control the whole process so that it work in a maximum efficiency. In this contexto, it is Worth to stand out that any gain obtained, either in time or cost reduction, is essential. The elaboration of the stowage plano f a containership is an importante factorin the determination of its the production and costs. This study shows a model for preparing the stowage plano f a containership. The main goal of this approach is to reduce the number of container restows along the ports of ship route. This objetive is pursued indirectly by means of a mathematical model in which the heuristic rules for reducing the number of restows are systematized. In a first step one solves an assigment problem in which bays or fraction of bays of the ship are assigned to carry each class of containers along the ship route. In a second step, one solves, for each unloading and loading phasis, a sequencing problem for determining the order according to which the bays are unloaded or loaded. The results of computational tests performed show that the stowage plan determined by the proposed model accomplishes the estabilished goal. For cases analyzed there is no need of containers restows. It is still Worth to mention that the computational resources (hardware and software) required to model resolution can be avaible at any shipping company.
 
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Data de Publicação
2024-05-24
 
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